TRAUMA

Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis

Duda Santos e Pedro Novaes em Garota do Momento

Duda Santos e Pedro Novaes em Garota do Momento

O seguro morreu de velho, já dizia o ditado. Pelo visto, a Globo resolveu corrigir um erro que cometeu no ano passado e definiu que, por um bom tempo, apenas novelas de época vão ocupar a faixa das seis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Garota do Momento, que já está no ar e indo bem, a emissora prepara mais duas novelas ambientadas no passado, além de uma terceira que pode entrar na fila.

Histórico

Após três novelas contemporâneas exibidas entre 1971 e 1972, a Globo retomou a faixa das novelas das seis em 1975, com Helena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir daí, foram produzidas diversas tramas de época, como Senhora, A Moreninha, Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho e Escrava Isaura.

A partir daí, esse tipo de trama passou a se revezar com tramas que se passavam na atualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sucessos

Eduardo Moscovis e Adriana Esteves como Petruchio e Catarina em O Cravo e a Rosa

No entanto, em diversas ocasiões, muitas produções de época se deram bem, como A Sucessora (1978), Cabocla (1979 e 2004), Sinhá Moça (1986 e 2006), Direito de Amar (1987), Bambolê (1987), O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), O Profeta (2006), Cordel Encantado (2011), Além do Tempo (2015), Êta Mundo Bom (2016) e Novo Mundo (2017), entre outras.

Desde 2017, foram nove tramas de época, incluindo Espelho da Vida (2018), mesclada entre passado e presente.

A sequência foi quebrada por duas tramas de Mário Teixeira, Mar do Sertão (2022) e No Rancho Fundo (2024) e o fiasco de Elas por Elas (2023).

Trauma

Rayssa Brattilieri e Thalita Carauta em Elas por Elas

Pelo visto, a Globo ficou traumatizada após programar o remake de Elas por Elas para a faixa das seis.

A novela, marcada pelo humor, teria muito mais chances de se dar bem na faixa das sete.

Depois de No Rancho Fundo, que era passada na atualidade, mas era uma continuação de Mar do Sertão, que não decepcionou, a emissora decidiu reservar novamente a faixa das seis apenas para produções de época.

Fila

Sérgio Guizé em Êta Mundo Bom!

Após Garota do Momento, a Globo vai exibir Êta Mundo Melhor!, continuação de Êta Mundo Bom!.

A trama será escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, se passando alguns anos depois da primeira, ambientada nos anos 1940.

Em seguida, deverá vir uma novela de Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr., autores de Amor Perfeito. A princípio, também será uma trama de época.

Depois de Novo Mundo e Nos Tempos do Imperador, a Globo pode continuar abordando a história da Família Imperial do Brasil na faixa das seis.

De acordo com o site Área Vip, a ideia seria produzir uma trama focada na história da Princesa Isabel em 2026.

A novela já teria até título provisório, Isabel do Brasil, se passando cinco anos após o final de Nos Tempos do Imperador, onde a personagem foi vivida por Giulia Gayoso.

Sair da versão mobile