Alanis Guillen mandou muito bem na pele de Juma Marruá, destaque do remake de Pantanal, exibido pela Globo ano passado. A jovem interpretou a personagem com tanto brilho que chega a ser difícil imaginar outra atriz no papel…

Travessia - Alessandra Negrini e Vanessa Giácomo
Paulo Belote / Globo

Porém, isso quase aconteceu. Vanessa Giacomo (na foto acima com Alessandra Negrini, em Travessia) foi um dos primeiros nomes ventilados para a personagem que virava onça quando estava com “réiva”.

[anuncio_1]

Inadequação

Domingão com Huck - Alanis Guillen, Cristiana Oliveira e Luciano Huck
Divulgação / Globo

O plano não foi para frente devido à recusa da própria artista. Ela não se sentiu à vontade para recriar o tipo, defendido por Cristiana Oliveira (na foto acima com Luciano Huck e Alanis Guillen) na versão original da trama – exibida pela Manchete em 1990.

“O Benedito pensou em mim, e eu fico muito lisonjeada por ele ter pensado com tanto carinho em mim. Mas eu tenho muita amizade com o Papinha [Rogério Gomes, diretor], a gente tem muito respeito um pelo outro há muitos anos, e a gente imediatamente se falou [sobre a possibilidade de viver a Juma]”, relatou Vanessa ao podcast Novela das Nove, do Gshow.

“Não foi uma decisão da direção de eu não fazer. Eu falei com o Papinha: ‘Eu não me sinto à vontade para fazer uma personagem que é virgem, que tem 20 anos, eu quero uma personagem que tenha uma adequação melhor. Se não tiver, eu super vou entender, faço numa próxima vez’”, completou.

Deu ruim

Travessia - Thiago Fragoso e Vanessa Giacomo
Fábio Rocha / Globo

Sem papel adequado no remake, Vanessa Giacomo acabou escalada para o folhetim seguinte, Travessia, marcado pelo insucesso. A personagem dela, Leonor, perdeu espaço em meio aos ajustes da autora Gloria Perez na busca por audiência. Até mesmo o envolvimento com o assexual Caíque (Thiago Fragoso) ficou pelo caminho…

Ao contrário de Pantanal, Travessia não deixou boas lembranças. A obra chegou ao fim com a segunda pior audiência do horário e colecionou diversas críticas.

Após o término da produção, no mês passado, Vanessa teve o seu contrato de exclusividade com a Globo encerrado, após 19 anos de parceria. Enquanto contratada, ela praticamente emendou um trabalho no outro.

Biografia

Cabocla - Vanessa Giacomo
Renato Rocha Miranda / Globo

Cabe lembrar que, assim como vários artistas desligados recentemente, Vanessa Giacomo pode voltar à Globo através dos acordos por obra certa.

A atriz ingressou na casa em 2004, quando escalada para protagonizar a segunda versão de Cabocla (foto acima) – assim como Pantanal, uma adaptação de uma obra de Benedito Ruy Barbosa, datada de 1979.

Nos anos seguintes, Vanessa brilhou em títulos como Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009), Morde & Assopra (2011), Gabriela (2012), Amor à Vida (2013), A Regra do Jogo (2015) e Pega Pega (2017).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor