Escândalo da vida real inspirou final de Bebel em Paraíso Tropical

03/05/2024 às 16h40

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Camila Pitanga na cena final de Bebel em Paraíso Tropical

No último capítulo de Paraíso Tropical (2007), Bebel (Camila Pitanga) sofre uma grande reviravolta e tem um desfecho inspirado em um escândalo político que dominou o noticiário na época em que a novela estava no ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Camila Pitanga na cena final de Bebel em Paraíso Tropical

Camila Pitanga na cena final de Bebel em Paraíso Tropical

Na trama, os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares resolveram dar uma cutucada na situação política do país com uma paródia no desfecho de Bebel. Após ser presa no calçadão de Copacabana por suas falcatruas com Olavo (Wagner Moura), ela se deu bem ao sair da cadeia.

Após deixar a prisão, a garota de programa se tornou amante fixa de um senador. O político a sustenta, mas a usa como laranja em seus negócios escusos. Quando o escândalo estoura, ela é convocada a depor em uma CPI no Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo diante de toda a situação, Bebel só se preocupa em fazer pose para as fotos e aproveita o momento em que está na mídia para anunciar que posará para uma revista masculina. Ela, no entanto, diz que será nu artístico e que seu sonho é virar apresentadora.

Final de Bebel teve inspiração em escândalo político

Para escrever o final de Bebel, os autores se inspiraram em um caso real. Gilberto Braga e Ricardo Linhares se inspiraram no escândalo envolvendo o senador Renan Calheiros e a jornalista mineira Mônica Veloso.

LEIA TAMBÉM:

O político foi acusado de supostamente custear as despesas de Veloso e da filha que teve com ela fora do casamento usando o dinheiro de empreiteiras. Em meio ao episódio, a jornalista fechou contrato para posar na revista masculina Playboy.

Daí surgiu a inspiração do fim da garota de programa na novela da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Musa da CPI rejeitou comparação com Bebel

O político Renan Calheiros e a jornalista Monica Veloso

O político Renan Calheiros e a jornalista Monica Veloso

No entanto, Monica rejeitou a comparação. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo do dia 03 de outubro de 2007, a jornalista disse que não se sentiu identificada com Bebel.

“A novela do Gilberto Braga é uma obra de ficção. Ele pode ter feito uma alusão. Acho engraçado, mas realmente sou profissional, jornalista. Não tem nada a ver com a minha história”, afirmou ela.

Pivô do escândalo, Monica Veloso disse que sua história é muito diferente da apresentada na trama.

“Minha história é completamente diferente. Não vi nenhuma identificação.”, declarou.

Cena provocou irritação e preocupação entre políticos

Na época, a paródia feita em Paraíso Tropical com o desfecho de Bebel causou irritação e preocupação no Congresso. Aliados de Renan Calheiros ficaram irritados, enquanto outros parlamentares se mostraram preocupados pela imagem que estavam passando.

“A novela foi fiel à realidade. É ruim, mas é a realidade. O que realmente deixa o Senado mal não é o fato de um senador ter uma namorada que posa nua. O mais grave é o Senado não estar sintonizado com os problemas da sociedade”, apontou o então senador Cristovam Buarque na época, segundo o jornal O Globo do dia 30 de setembro de 2007.

Assim, Paraíso Tropical saiu de cena surpreendendo com o final de Bebel e dando o que falar.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.