André Santana

Trata-se de uma tragédia anunciada. Ao entregar seu horário nobre para reprises, a Record viu sua audiência cair consideravelmente. A emissora de Edir Macedo, normalmente vice-líder na faixa, tem entregado o ouro para o SBT, que não faz qualquer esforço para alcançar tal feito.

Vanessa Gerbelli, Vidas em Jogo

Sem reality show e sem novela inédita, o horário nobre da Record está jogado às traças. A emissora aposta numa sequência de reprises, obrigando o público a migrar para o SBT. Enquanto Jesus e Vidas em Jogo penam no ibope, Poliana Moça e Cúmplices de um Resgate assumem o segundo lugar no horário.

Estratégia equivocada

Silvia Pfeifer em Reis

Os péssimos resultados não surpreendem. Afinal, a Record sabia o risco que corria ao sucatear todo o primetime. Ainda assim, preferiram pagar para ver e, agora, enfrentam as consequências da desastrosa estratégia de programação.

A ruína da emissora de Edir Macedo começou em dezembro, quando A Fazenda 13 chegou ao fim e Reis (foto acima) saiu do ar. Para tapar o buraco, o canal recorreu às reprises de A Lei e o Crime, na faixa das 22h30, e de Jesus, às 21h.

Enquanto isso, a reprise de Amor Sem Igual seguiu no horário das 21h45 até o final de janeiro. Em seu lugar, a emissora apostou na reprise de Vidas em Jogo (2011). Ou seja, sem ter o que colocar no ar, a Record se transformou num verdadeiro canal Viva da TV aberta.

Audiência

Programa Silvio Santos
Reprodução / SBT

Quem agradece tamanho desastre é o SBT. Sem mover uma palha, o canal de Silvio Santos (foto acima) experimentou um crescimento de audiência no horário nobre. O portal Notícias da TV comparou os dados do Kantar Ibope Media de Record e SBT, referente aos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e apontou o cenário.

De acordo com os dados, a Record caiu 8% de um mês para outro, passando de 5,8 para 5,3 de média, na faixa entre 18h à 0h. Enquanto isso, o SBT cresceu 7%, passando de 4,6 para 5 pontos no mesmo horário.

Com isso, o SBT foi o único canal aberto a crescer em audiência no período considerado na média das 24 horas, passando de 3,1 para 3,4. Já a Record caiu de 3,5 para 3,4, enquanto a Globo, sem Copa do Mundo, foi de 11,5 para 10,9.

Queda livre

Embora a Record ainda seja vice-líder, considerando as 24 horas, a emissora perdeu muito terreno no horário nobre. Basta comparar seus resultados com os alcançados pelo SBT com as produções que vão ao ar após às 20h30.

Nesta quinta-feira (2), por exemplo, Poliana Moça (foto acima) alcançou 5,8 pontos de audiência. Na sequência, a reprise de Cúmplices de um Resgate anotou 5,3. Por fim, o Programa do Ratinho amealhou 4,1.

Enquanto isso, a Record amargou 4 pontos com Jesus. Vidas em Jogo foi ainda pior, registrando minguados 2,5 pontos. Na sequência, o Repórter Record Investigação conseguiu subir os índices, mas nada espetacular: 3 pontos de média. Silvio Santos agradece.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor