Com Amor Perfeito na reta final, a Globo começa a intensificar a divulgação de Elas por Elas, sua próxima novela das seis. Trata-se de um remake de um clássico da faixa das sete da emissora dos anos 1980, criado por Cassiano Gabus Mendes.

Deborah Secco em Salve-se Quem Puder
Deborah Secco em Salve-se Quem Puder (Reprodução / Globo)

A mudança de horário, no entanto, não foi bem assimilada pelo público. Nas redes sociais, não são poucos os comentários de que a trama tem cara de novela das sete, o que pode ser um problema.

[anuncio_1]

Novela das sete

Protagonistas do remake de Elas por Elas
Protagonistas do remake de Elas por Elas (divulgação/TV Globo)

Neste final de semana, a Globo lançou seu tradicional “chamadão” anunciando as novidades do mês de setembro. A peça é narrada pelas protagonistas de Elas por Elas, que mostram algumas das cenas da próxima novela das seis da emissora.

Não demorou para que a chamada repercutisse nas redes sociais. E, entre críticas e elogios, muitas pessoas apontaram que a produção tem “cara” de novela das sete. O clima solar, com cenas de humor meio nonsense, reforçaram tal impressão.

“Essa novela maior cara de novela das 19h”, disse um usuário do Twitter.

“Essa novela está no horário errado”, apontou outro.

[anuncio_2]

Mudanças

Rainha da Sucata
Rainha da Sucata (Divulgação / Globo)

Logo que o remake de Elas por Elas foi anunciado como a próxima novela das seis da Globo, pipocaram notícias dando conta de que a trama passaria por mudanças para se adequar ao novo horário. Foi dito que a nova versão daria mais espaço ao romance, deixando o humor em segundo plano.

Mas, nas chamadas, fica claro que Elas por Elas é uma novela bem-humorada. Além disso, a divulgação reforça o clima alto astral da produção, algo bastante identificado com o horário das sete. E até mesmo o fato de a novela ser muito diferente de Amor Perfeito, que é um romance de época, acaba por evidenciar ainda mais a “cara” de trama das sete.

Leia também: Pressentimento? Narrador cedeu vaga e escapou de voo da Chapecoense

Isso pode ser um problema para a Globo. Afinal, a emissora sedimentou muito bem os estilos de cada uma de suas faixas de novelas no imaginário do público. Por isso, espectadores tendem a rejeitar qualquer mudança nesse “sistema”.

Em Rainha da Sucata (1990), por exemplo, Silvio de Abreu tentou levar o clima de novela das sete ao horário nobre da Globo, o que causou estranheza. A trama só emplacou quando o autor aumentou o drama do folhetim. Negócio da China (2008), trama de Miguel Falabella concebida para o horário das sete, foi remanejada para às seis e se tornou um fiasco histórico.

[anuncio_3]

Autores experientes

Alessandro Marson e Thereza Falcão
Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores do remake de Elas por Elas (Reprodução / Gshow)

Mas Elas por Elas tem a seu favor o fato de ser escrita pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão. Os autores têm experiência no horário das seis, o que pode ser um ponto positivo.

Responsáveis por Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), Marson e Falcão já conhecem bem o público do horário das seis. Com isso, eles devem fazer as devidas adaptações para tornar Elas por Elas uma trama agradável para o horário.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor