O frisson em torno da participação de Malu Mader no remake de Renascer e a consequente ampliação de sua presença na trama serviu para mudar o status do personagem de Marcos Palmeira. Afinal, até aqui, seu protagonismo na novela das nove estava em xeque.

Malu Mader em Renascer
Malu Mader em Renascer

Convenhamos: o atual José Inocêncio não tem a mesma força do personagem de 1993, quando vivido por Antonio Fagundes. A atualização do texto deixou o produtor de cacau sem história, convertendo-o a mero idoso amargurado. Estava chato.

Mas, com a chegada de Aurora na trama, essa impressão mudou. José Inocêncio ganhou uma nova história e reassumiu o protagonismo de sua história.

Protagonista?

José Inocêncio foi o protagonista de Renascer apenas na primeira fase da novela, quando interpretado por Humberto Carrão. O mocinho fez e aconteceu com suas peripécias, driblando os desmandos dos coronéis rivais e vivendo uma linda história de amor com Maria Santa (Duda Santos).

No entanto, esse protagonismo não se manteve na segunda fase da história. Viúvo e amargurado, José Inocêncio serviu apenas para jogar areia nos planos dos filhos, reclamando de qualquer decisão que não fosse a sua. Virou um personagem triste.

O casamento com Mariana (Theresa Fonseca) lhe deu uma centelha de alegria, mas que logo se apagou. Depois disso, Inocêncio retornou ao luto e não tomou qualquer atitude que justificasse seu protagonismo na novela adaptada por Bruno Luperi.

Aurora mudou tudo

Marcos Palmeira e Malu Mader em Renascer
Marcos Palmeira e Malu Mader em Renascer

Em todos esses meses, a história de José Inocêncio caiu num espiral de repetições. Eram as mesmas reclamações, as mesmas desconfianças, as mesmas brigas com Mariana e pelos mesmos motivos… parecia um disco quebrado.

Mas, com a chegada de Aurora, o personagem de Marcos Palmeira finalmente evoluiu. Sua história saiu do ramerrame habitual para ganhar algum contorno de novidade, trazendo novos e benéficos conflitos para a novela.

Nos próximos capítulos, José Inocêncio voltará para Ilhéus por conta dos desdobramentos do atentado contra Egídio (Vladimir Brichta). Mas Aurora aparecerá atrás deles e os dois assumirão o romance diante de todos. Com isso, o fazendeiro dará um chega pra lá em Mariana.

Triângulo amoroso inédito

Mariana, claro, vai perder o rumo de casa com a novidade. A princípio, a jovem não vai aceitar abrir mão de seu marido e perdê-lo para Aurora. Forma-se assim um triângulo amoroso inédito, que não existiu na primeira versão.

Isso dá uma nova função tanto para José Inocêncio quanto para Mariana. O fazendeiro poderá mostrar uma nova faceta, enquanto a jovem esposa terá um conflito novo para lidar depois de tanto tempo correndo atrás do próprio rabo.

Ou seja, Bruno Luperi acertou em cheio ao estender a participação de Aurora no remake de Renascer. Não apenas por manter Malu Mader em cena, mas, sobretudo, por dar à novela uma necessária injeção de ânimo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor