Amor sem Medida é um filme nacional de Alê McHaddo, com Juliana Paes, Leandro Hassum, Marcelo Laham, Luana Martau, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Disponível na Netflix, o longa-metragem conta a história de Ivana (Juliana Paes), uma bela advogada, que se apaixona por Ricardo (Leandro Hassum), um divertido cardiologista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da conexão entre os dois, Ricardo é um homem de baixa estatura (um anão) e o casal enfrenta a discriminação de outras pessoas e seus próprios preconceitos para viver esse amor.
A produção trata sobre preconceito e aceitação das diferenças e tenta ser inclusiva, porém a atriz Juliana Caldas fez uma avaliação sobre a obra num vídeo divulgado em suas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Não dá para aceitar”
Juliana, que tem nanismo, chorou e criticou o teor das piadas, segundo ela capacitistas e preconceituosas.
“Primeiro porque a pessoa que faz o personagem que tem nanismo, o ator não tem nanismo, que é o próprio Leandro Hassum. Eles fizeram computação gráfica, diminuíram [o Hassum] em computação gráfica, essas coisas, para mostrar que ele tem baixa estatura. E, depois disso, a maior parte do filme tem piadas totalmente capacitistas, totalmente preconceituosas e que, cara, não dá para aceitar hoje em dia”, iniciou a jovem.
“O filme é de humor. Quando a gente fala sobre o nanismo, a maior parte das vezes é nessa forma de piada totalmente capacitista e preconceituosa. O nanismo é considerado uma deficiência. Aí você rir disso hoje em dia não dá mais para aceitar”, continuou a atriz.
Juliana Caldas ficou conhecida por sua atuação em O Outro Lado do Paraíso (2017), quando interpretou a personagem Estela, que era maltratada pela mãe (vivida por Marieta Severo) por ser anã.
Segundo ela, a novela convidava as pessoas a refletirem sobre a deficiência e era um drama, não uma comédia.
“Na minha opinião, não se dava margem e abertura para você rir disso. Pelo contrário. [Na novela] Se dava abertura de você questionar, sim, sobre muitas coisas e para pensar o quanto isso fere o próximo. Você é chamado de monstrengo, você comparando ou infantilizando a pessoa com nanismo”, afirmou Juliana sobre seu papel na trama.
Hassum respondeu
Após o desabafo da atriz, Leandro Hassum se manifestou. Através das redes sociais, o ator disse ter recebido as críticas de Juliana com muita tristeza.
“Sinto muito de verdade, pois jamais quero, através dos meus filmes e arte, causar dor. Ao contrário, meu propósito sempre será divertir, entreter, pois acredito no humor agregador para a família toda. O filme conta uma história de amor, de pertencimento e de inclusão, valorizando as capacidades de seus personagens e repudiando qualquer preconceito, de qualquer espécie. Vivemos num mundo ainda distante do ideal, mas que vem caminhando no sentido de não dar espaço a nenhum tipo de preconceito, segregação ou exclusão”, disse o ator, em comunicado.
“Esta foi a intenção, por meio da leveza do humor, abordar a importância de vivermos num mundo com mais amor e respeito, onde ser aceito e amado independe de características físicas. Fico aqui com o coração doído por, de algum modo, não ter transmitido isso a Juliana Caldas e mais que aberto a acolhe-la com meu total carinho e respeito”, completou.
Amor sem Medida é uma adaptação do argentino Corazón de León, de 2013, que também já foi reproduzido no cinema francês, em 2016, com Um amor à Altura.
A produção brasileira já estreou na plataforma de streaming ocupando uma posição de grande destaque, como um dos mais vistos no ranking de filmes em língua não inglesa.