Em 2007, a Globo vivia uma crise de audiência na faixa das seis com a exibição de Eterna Magia. Quando a novela terminou, Walther Negrão recebeu a missão de levantar o Ibope do horário e criou Desejo Proibido, que estreava há exatamente 15 anos, em 5 de novembro daquele ano.

Mas a tentativa foi em vão. Comprometida com o desempenho da trama anterior, a história não decolou, como ressaltou nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia:

“Apesar do elenco afiado, do capricho da produção, da direção segura, e dos elogios da crítica especializada, a novela vinha registrando audiência ainda inferior à trama antecessora. Um dos motivos apontados foi o período do Horário de Verão, em que a novela estreou e exibiu a maioria de seus capítulos”.

Contando com grandes nomes no elenco, como Murilo Rosa, Fernanda Vasconcellos, Daniel de Oliveira, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, José de Abreu, Eva Wilma e Lima Duarte, entre outros, a trama se passava na década de 1930, na cidade de Passaperto (MG).

Ator morreu durante a novela

Luiz Carlos Tourinho

Um fato triste que marcou a obra foi a morte do ator Luiz Carlos Tourinho durante as gravações da novela.

Na manhã do dia 21 de janeiro de 2008, o ator deu entrada na emergência do Hospital das Clínicas de Niterói. Ele morreu aos 43 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória provocada por um aneurisma cerebral.

Com a perda do ator, Negrão se reunião com a direção da emissora e decidiu, com ajuda de cenas de arquivo e de um dublê, que Nezinho fosse embora da cidade para ir atrás de sua mãe, por quem estava sentindo saudades. Assim, ele encerrou sua participação na trama deixando o colchão onde guardava dinheiro para o Padre Inácio (Marcos Caruso).

Novela encurtada

Desejo Proibido

Com o Ibope baixo, a emissora decidiu simplesmente encurtar a produção e abrir espaço para sua sucessora.

“Por causa do baixo Ibope (23 pontos de média na Grande São Paulo, recorde negativo até então), a Globo decidiu encurtar Desejo Proibido em 30 capítulos, mais de um mês antes do previsto. Assim, a novela teve seu fim antecipado para que Ciranda de Pedra, sua sucessora, terminasse até outubro, a tempo de a substituta desta estrear antes ou no começo do próximo Horário de Verão”, explicou Nilson Xavier.

Dessa forma, Desejo Proibido terminou em 3 de maio de 2008, com 154 capítulos, contando com trinta episódios a menos do que o previsto.

A trama ficou marcada por ser a última de Cláudio Marzo, que enfrentou problemas de saúde nos anos posteriores e nos deixou em 22 de março de 2015, aos 74 anos. Recentemente, o ator recebeu uma homenagem póstuma em Pantanal.

Compartilhar.