Encurtada, novela que estreava há 15 anos teve morte no elenco

05/11/2022 às 8h45

Por: Redação
Imagem PreCarregada

Em 2007, a Globo vivia uma crise de audiência na faixa das seis com a exibição de Eterna Magia. Quando a novela terminou, Walther Negrão recebeu a missão de levantar o Ibope do horário e criou Desejo Proibido, que estreava há exatamente 15 anos, em 5 de novembro daquele ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a tentativa foi em vão. Comprometida com o desempenho da trama anterior, a história não decolou, como ressaltou nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apesar do elenco afiado, do capricho da produção, da direção segura, e dos elogios da crítica especializada, a novela vinha registrando audiência ainda inferior à trama antecessora. Um dos motivos apontados foi o período do Horário de Verão, em que a novela estreou e exibiu a maioria de seus capítulos”.

Contando com grandes nomes no elenco, como Murilo Rosa, Fernanda Vasconcellos, Daniel de Oliveira, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, José de Abreu, Eva Wilma e Lima Duarte, entre outros, a trama se passava na década de 1930, na cidade de Passaperto (MG).

LEIA TAMBÉM:

Ator morreu durante a novela

Um fato triste que marcou a obra foi a morte do ator Luiz Carlos Tourinho durante as gravações da novela.

Na manhã do dia 21 de janeiro de 2008, o ator deu entrada na emergência do Hospital das Clínicas de Niterói. Ele morreu aos 43 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória provocada por um aneurisma cerebral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a perda do ator, Negrão se reunião com a direção da emissora e decidiu, com ajuda de cenas de arquivo e de um dublê, que Nezinho fosse embora da cidade para ir atrás de sua mãe, por quem estava sentindo saudades. Assim, ele encerrou sua participação na trama deixando o colchão onde guardava dinheiro para o Padre Inácio (Marcos Caruso).

Novela encurtada

Com o Ibope baixo, a emissora decidiu simplesmente encurtar a produção e abrir espaço para sua sucessora.

“Por causa do baixo Ibope (23 pontos de média na Grande São Paulo, recorde negativo até então), a Globo decidiu encurtar Desejo Proibido em 30 capítulos, mais de um mês antes do previsto. Assim, a novela teve seu fim antecipado para que Ciranda de Pedra, sua sucessora, terminasse até outubro, a tempo de a substituta desta estrear antes ou no começo do próximo Horário de Verão”, explicou Nilson Xavier.

Dessa forma, Desejo Proibido terminou em 3 de maio de 2008, com 154 capítulos, contando com trinta episódios a menos do que o previsto.

A trama ficou marcada por ser a última de Cláudio Marzo, que enfrentou problemas de saúde nos anos posteriores e nos deixou em 22 de março de 2015, aos 74 anos. Recentemente, o ator recebeu uma homenagem póstuma em Pantanal.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.