Quando Faustão foi contratado pela Band, em abril de 2021, a expectativa foi grande. Como seria a atração? Os quadros que fizeram sucesso na Globo estariam presentes? O apresentador contou com a ajuda de um grande amigo para que um clássico do Domingão seguisse no novo programa.

Faustão

O Arquivo Confidencial marcou o extinto formato de Fausto Silva por muitos anos, contando as histórias pessoais e profissionais de artistas, emocionando o público. Para a nova casa, o apresentador já tinha tal quadro na mente, mas um fato quase impediu que ele fizesse a homenagem aos famosos.

Amizade é isso!

Faustão na Band

A Globo registrou o nome Arquivo Confidencial. Assim, Faustão ficou proibido de usar o título em sua atração na Band. O formato do quadro, no entanto, é comum em vários programas de TV, o que não configuraria em empecilho para Fausto Silva.

Porém, a busca por um nome que remetesse ao antigo programa da Globo era fundamental para que o público entendesse que a nova produção da Band seguiria a qualidade e a emoção dos tempos áureos na antiga emissora.

Foi graças a um amigo que tudo deu certo. O sujeito em questão, aliás, trabalha em outro canal, a Record. Trata-se de Cesar Filho, que atualmente apresenta o Hoje em Dia na Record.

Empréstimo de marca

Cesar Filho

Cesar revelou a curiosidade em recente entrevista ao Programa de Todos os Programas, do portal R7.

“Uma vez eu estava em Orlando e o Amaury Júnior falou isso pra mim [sobre escrever um livro]. Eu cheguei aqui, depois das minhas férias comentei com o Bruno Gomes, que é o diretor do ‘Hoje em Dia’, ele disse assim: ‘Não faz livro não, faz canal no YouTube contando as suas histórias’”, relembrou.

A ideia foi ganhando vida e Cesar Filho registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o nome Arquivo Pessoal. Ao saber que o amigo não poderia mais usar o nome Arquivo Confidencial, ele ligou para Faustão oferecendo a sua marca.

“Ele tinha o ‘Arquivo Confidencial’ na Globo, não poderia usar. Eu falei: ‘Fausto, o ‘Arquivo Pessoal’ é marca registrada minha, se você quiser eu te empresto’. E o Fausto tá usando aí. Um fato não descarta o outro, você pode ter o canal e pode ter o livro. Eu penso em fazer sim, a ideia chama Arquivo Pessoal”, declarou.

Admiração tanto no pessoal quanto no profissional

Cesar Filho

O apresentador da Record foi convidado para participar do Faustão na Band em setembro deste ano. Na ocasião, ele declarou que, desde adolescente, acompanhava o trabalho de Fausto Silva na rádio.

“Quando eu tinha 12 anos e me apaixonei pelo futebol. Eu tinha Osmar Santos, Fausto Silva e Cândido Garcia. Uma vez eu fui ao estádio e tinha folheto da Jovem Pan com o Joseval Peixoto e Osmar Santos. Tinha os nomes do Fausto Silva e Cândido Garcia. Eu recortei esses nomes e colei no meu rádio de pilha. Você, mesmo que indiretamente, me instigou a querer ser repórter esportivo”, contou Cesar.

Assim como no Arquivo Pessoal, o apresentador fez um comentário emocionado sobre o amigo, emendando com uma bela homenagem ao seu colega de profissão.

“Eu queria fazer um brinde a você. Eu estava contando a história de quando eu cheguei em São Paulo e você merece todas as homenagens. Você abriu as portas de todos os seus programas para tantas pessoas. Quantas famílias não foram ajudadas pelo Faustão? Parabéns a você e a Band por fazerem programa diário. Quem faz programa diariamente sabe o quanto é difícil”.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor