No fim da tarde desta quarta-feira (29), a joint-venture Simba Content, formada pelas emissoras RecordTV, SBT e RedeTV!, enviou um comunicado para a imprensa confirmando a retirada de seus sinais digitais das quatro maiores operadoras de TV paga do Brasil.
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A única exceção será com a Vivo TV. A empresa, no comunicado enviado pela assessoria de imprensa, afirma que as negociações fluíram de forma positiva e que o sinal das três será mantido, pois a Vivo aceitou pagar um valor justo para as três.
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No entanto, nas outras operadoras, o sinal será retirado. A Simba novamente fala em intransigência e em falta de diálogo para conversar e manter o sinal, portanto que se pague um valor justo.
A empresa também fala em “sensibilidade com os assinantes” e diz estar aberta ao diálogo com as operadoras que queiram conversar e negociar a melhor saída para os assinantes.
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Vale lembrar que em Brasília, onde o sinal analógico já foi desligado, os três sinais já foram retirados pelas operadoras. Em São Paulo, o switch-off acontece na noite desta quarta, com grande pompa.
Na Record, por exemplo, Gugu Liberato fará um discurso especial para o desligamento. Já Ratinho, dentro de seu programa no SBT, receberá todo o elenco da emissora para fazer a transição.
A Simba existe desde 2015, mas apenas em maio do ano passado seu funcionamento foi aprovado pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O funcionamento pleno começou no início deste ano.
A união já rende frutos impressionantes. Em fevereiro, Ratinho, Rodrigo Faro e Luciana Gimenez, três das maiores estrelas das emissoras da joint-venture, se uniram para anunciar o fim da TV analógica em comerciais.
Na última semana, anunciou a retirada dos sinais digitais das TVs a cabo por não receber por eles e alegar intransigência ao não conseguir negociar com Net, Sky, Vivo, Oi e Claro.
A Simba surgiu da necessidade dos canais de cobrarem pelo seu sinal na TV por assinatura. Segundo elas, a Globo recebe dinheiro pelo seu sinal e todas as outras não conseguem um centavo das maiores operadoras do Brasil.
A expectativa é que cerca de R$ 280 milhões, apenas com as assinaturas, cheguem aos cofres dos canais se todo o plano pretendido for seguido à risca.
Esse dinheiro deve ser aplicado na produção de conteúdo. Elo mais fraco da corda, a RedeTV! espera que essa joint-venture ajude o canal a diminuir os horários vendidos em sua grade – hoje em mais de 50% no total.
Veja a íntegra do comunicado da Simba sobre a manutenção do sinal na Vivo:
“A Simba informa que as negociações pelo conteúdo de RecordTV, RedeTV! e SBT com a operadora de televisão por assinatura Vivo avançam de maneira positiva.
Por essa razão, a Simba decide manter o conteúdo disponível aos assinantes da operadora pelos próximos dias, enquanto as negociações ocorrem.
Esperamos que as outras operadoras, Net, Claro, Embratel, Oi e Sky tenham a mesma sensibilidade da Vivo, para não prejudicar o assinante de televisão paga no Brasil.
Esclarecemos que a TV aberta continua gratuita e, agora, com qualidade digital”.