Independência custa caro. Em setembro de 2019, a mato-grossense TV Cidade Verde rompeu o seu contrato de afiliação com a Band e decidiu tentar a sorte como canal independente. Agora, um ano depois, a emissora quer retomar a parceria com a emissora da família Saad.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV História apurou que já existem negociações avançadas entre a Band e a TV Cidade Verde para a retomada da parceria. A rede paulista ainda não conseguiu se impor na cidade desde que perdeu a afiliada, e sua retransmissora tem problemas de sinal em várias cidades do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TV Cidade Verde, por sua vez, passou a sofrer com os efeitos provocados pelo esvaziamento do mercado publicitário durante a pandemia do novo coronavírus. Ficou inviável manter uma grade de programação essencialmente local, somada com conteúdos feitos por produtoras nacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além disso, outro fator tornou a equação difícil para o canal mato-grossense. Em novembro, a emissora tirou Andersen Navarro (foto abaixo) da TV Centro América, a Globo local, para apresentar um programa na hora do almoço. Seu passe estava valorizado por ter transformado o MT1 em líder de audiência após 17 anos atrás da Record regional.
Internamente, há um empecilho para que a afiliação seja retomada. A TV Cidade Verde moveu um processo milionário contra a Band, exigindo o pagamento de repasses atrasados, e ainda não desistiu da ação. A Band, obviamente, não tem interesse em firmar um contrato até que o canal local desista do movimento judicial e considere a situação resolvida amigavelmente.