Embate entre Leopoldina e Domitila valoriza atrizes e empolga público em Novo Mundo
04/07/2017 às 11h00
Nesta semana, Novo Mundo apresentou uma de suas melhores sequências. No capítulo da última sexta-feira da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, a princesa Leopoldina (Letícia Colin) foi ao solar onde está Domitila (Agatha Moreira), amante do príncipe Dom Pedro (Caio Castro), e a confrontou. A troca de farpas entre as duas personagens valorizou ainda mais o talento das atrizes e evidenciou o ótimo roteiro da trama das 18h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas se conheceram no Paço Imperial e a antipatia foi visível, o que fez com que a monarca questionasse José Bonifácio (Felipe Camargo) e, mais tarde, o próprio marido. Ao se ver desprezada por Pedro, Leopoldina decidiu visitar a rival. A tensão do encontro ficou evidente logo que a futura imperatriz confronta Domitila sobre sua presença no local, ao que esta justifica que o solar foi cedido pelo príncipe regente, já que o irmão Francisco (Alex Morenno) é secretário dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O confronto começou propriamente quando Leopoldina pergunta, de forma irônica, há quanto tempo eles são amantes. Sem responder, Domitila adotou uma postura evasiva, mas logo as duas trocaram provocações e a monarca reafirmou ser a única mulher oficial na vida de Dom Pedro, culpando a amante pela irresponsabilidade do príncipe na condução dos assuntos nacionais.
Ainda trocando acusações, Domitila tentou se mostrar superior, mas foi logo cortada pela princesa, que tratou de deixar claro que a paulista é apenas mais uma amante do chefe do trono brasileiro, finalizando com um recado direto: “vamos ver como cada uma de nós entrará para a história”. De lavar a alma.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Em uma semana especialmente inspirada e repleta de bons momentos e ganchos, o enfrentamento entre Leopoldina e Domitila foi o ponto mais alto dos capítulos mais recentes. Letícia Colin e Agatha Moreira brilharam intensamente e protagonizaram uma cena repleta de impacto, onde não foi necessário nenhum recurso físico. Nada de surras épicas ou tapas na cara. As expressões e os olhares das atrizes, além do texto de palavras duras e fortes acusações, foram suficientes e enriqueceram o resultado final.
Letícia Colin vive atualmente seu melhor momento na carreira. A atriz herdou uma das personagens mais ricas da novela, a princesa austríaca que se encantou pelo Brasil e exerceu papel determinante na independência da então colônia de Portugal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Revelada na temporada de 2003 de Malhação, Letícia teve passagens pela Band – atuou em Floribella (2005-06) – e pela RecordTV – com destaque para Chamas da Vida (2008-09), onde viveu a menor Viviane, que foi estuprada pelo pedófilo Lipe (André di Mauro) quando este se passou por professor dela.
Em seu retorno à Globo, seu papel de maior sucesso até então havia sido a modelo Elisa em Sete Vidas (2015), na qual fez sua primeira parceria com Isabelle Drummond – com a qual novamente contracena. Agora, a atriz é um dos maiores destaques do enredo de Novo Mundo, emprestando um ar cativante e doce à encantadora, popular e empoderada princesa.
Agatha Moreira, igualmente revelada em Malhação (fez parte da temporada Intensa, 2012-13), também merece os elogios na pele da controversa amante de Pedro, cuja relação escandalizou a população e a corte durante o Império Brasileiro.
Anteriormente, ela havia se destacado em Verdades Secretas (2015), como a rebelde Giovanna. Ela ainda atuou em Haja Coração (2016), onde viveu Camila, uma patricinha esnobe que se torna uma pessoa melhor ao perder a memória, e também convenceu – apesar de toda a situação ter sido mal desenvolvida pelo autor Daniel Ortiz. No novo desafio, Agatha retrata perfeitamente a personalidade cínica e ambiciosa de Domitila.
Novo Mundo vem fazendo bonito no horário das seis com seu ritmo excelente, a boa conexão entre o contexto histórico e o folhetim e a sua galeria de personagens riquíssimos, tanto fictícios como reais, propiciando grandes cenas. E o embate entre a princesa Leopoldina e a maior amante de Dom Pedro, Domitila, foi um claro exemplo disso. O conjunto do texto de Alessandro Marson e Thereza Falcão, da direção de equipe de Vinícius Coimbra e do talento de Letícia Colin e Agatha Moreira resultou em uma das melhores sequências da trajetória da novela e até mesmo de todo o ano.