Únicas atrações que seguravam o rojão sempre que as crises de audiência desabavam sobre o SBT, as Novelas da Tarde perderam relevância nos primeiros dias de 2023. Sem investimento na grade, e com a insistência em programas que padecem há anos, o canal de Silvio Santos minou as forças dos títulos importados da Televisa.

Vencer o Desamor
Reprodução / Televisa

Se antes os folhetins chegavam a 5 pontos ou mais – figurando entre os melhores números da emissora –, agora está difícil ultrapassar a barreira dos 4 e fazer frente aos policialescos da Record e da Band.

Derrota

A Dona - Lucero
Divulgação / Televisa

Com a terceira exibição de A Dona (2010), o bloco Novelas da Tarde foi ladeira abaixo.

Na última segunda-feira (23), as mexicanas fecharam na quarta colocação no ranking das emissoras de TV aberta. O Brasil Urgente, de José Luiz Datena, anotou 4,3 pontos entre 16h e 18h50 contra 3,8 do SBT – com Casos de Família, Fofocalizando, A Dona e Vencer o Desamor (2020).

A diferença foi ainda maior com o segmento local do noticiário da Band, entre 18h50 e 19h20: 5 a 3,9 do folhetim produzido por Rosy Ocampo.

O retorno de A Dona acentuou a queda. Vencer o Desamor costumava pontuar melhor, e assegurar a terceira posição, quando antecedida por Cuidado com o Anjo (2008). As primeiras sete semanas da trama estrelada por Maite Perroni atingiram 5 pontos ante 4,4 da produção capitaneada por Lucero, considerando o mesmo número de capítulos.

Desafio

Três Vezes Ana
Reprodução / Televisa

Essa nova realidade pode impactar Três Vezes Ana, novela protagonizada por Angelique Boyer que substitui Vencer o Desamor em breve. Com a faixa em baixa, é bem possível que a sucessora enfrente problemas.

Até o momento, o folhetim conduzido por atrizes como Claudia Álvarez e Daniela Romo acumula 4,7 de média parcial. A segunda faixa está em queda desde os 7,4 de Amores Verdadeiros (2012), com 6,7 para Te Dou a Vida (2020), 5,5 de Se Nos Deixam (2021) e 5,7 de A Desalmada (2021).

Situação difícil

Poliana Moça - Sophia Valverde
Reprodução / SBT

Cabe salientar que a queda de audiência do SBT é geral. Pela manhã e durante praticamente toda a tarde, o canal oscila entre 2 e 3 pontos. As mexicanas acompanham o declínio, que se estende ao horário nobre.

Poliana Moça também padece nos números, assim como a linha de shows – que inclui atrações como Programa do Ratinho, A Praça é Nossa e The Noite.

Apesar da derrocada, as Novelas da Tarde seguem repercutindo nas redes sociais. A expectativa para Três Vezes Ana, aliás, é grande…

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor