De um lado, ostentação. Do outro, medos e incertezas. As duas situações definem a atual situação do SBT, que passa por uma grande reestruturação atravessar a pandemia do coronavírus. Em meio a negociação para a compra dos direitos da Copa Sul-Americana, a emissora anunciou informalmente que não tem planos de retomar a sua teledramaturgia antes de 2022.
O movimento é mais uma tentativa do canal para tornar a sua operação comercialmente viável. O SBT, apesar de historicamente ter uma grade com custos baixos em relação aos rivais, nunca conseguiu operar no azul por conta própria, tendo que recorrer a outras empresas do Grupo Silvio Santos, como a Jequiti, para aportes de caixa.
O TV História apurou que a decisão de adiar a retomada da dramaturgia foi tomada após uma minuciosa análise dos números de audiência e de faturamento. A reprise de Chiquititas conseguiu reter grande parte do público de As Aventuras de Poliana, finalizada em julho, e os anunciantes também permaneceram na faixa horária.
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Com isso, a emissora deixou de ter pressa para produzir a segunda temporada da novela, que teria o nome de Poliana Moça. O pouco material que já havia sido gravado será descartado, já que o elenco infantil cresce rapidamente e inviabiliza a continuidade de maneira coesa. Além disso, a trama protagonizada por Sophia Valverde corre o risco de sequer ser retomada, mesmo em 2022.
Por sinal, ganha força nos bastidores a informação de que a volta da dramaturgia inédita na emissora acontecerá juntamente com a terceirização do departamento para uma produtora. O modelo de co-produção é uma tendência internacional, e já foi adotado em algumas séries da TV Globo e nas novelas mais recentes da Record.
A continuação da história de Poliana nunca foi uma unanimidade entre os diretores do SBT, e era apenas uma maneira de baratear os custos do setor. Se a emissora levasse para frente o projeto de Patinho Feio, teria que investir em cenários e em novos atores. Com a continuidade de Poliana, bastava renovar os acordos e manter os cenários.
A pandemia, porém, levou todos os planos da emissora de Silvio Santos por água abaixo. A inesperada interrupção da dramaturgia, que era um dos principais faturamentos da casa, fez com que a diretoria do canal tivesse que agir rápido para evitar um rombo ainda maior nos cofres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEA solução encontrada foi investir na compra dos direitos de transmissão de torneios esportivos. Com alto potencial de audiência, eventos como a Libertadores poderiam ser a solução para o fluxo financeiro do SBT. A emissora, porém, tem lidado com uma inesperada rejeição do mercado, que não vê com bons olhos a instabilidade na grade de programação desde o início do ano.
Diante disso, a prioridade dos executivos passou a ser a montagem de um novo posicionamento para a emissora. A contratação de Benjamin Back, além de outros nomes populares da Fox Sports, já foi feita pensando justamente em melhorar a imagem da rede diante dos anunciantes.
O SBT continuará se posicionando como um canal para a família. O foco, porém, será outro. Depois de anos mirando no público infantil e feminino, a emissora quer e não medirá esforços para chamar a atenção do telespectador masculino e com alto poder aquisitivo.