Em estado terminal, musa dos anos 90 teve plano de saúde cancelado
16/04/2023 às 12h40
Quem acompanhou a série Barrados no Baile, sucesso no Brasil nos anos 90 pela tela da Globo, certamente se lembra de Shannen Doherty, a protagonista Brenda da produção juvenil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz, que hoje tem 51 anos, revelou que está com um câncer em estado terminal. Ela também criticou o sistema de saúde americano após perder o seu seguro médico em meio ao tratamento contra à doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Doença avançada
Diagnosticada com câncer de mama em estágio 4 – quando a enfermidade começa a se espalhar pelo corpo -, Shannen reclamou sobre o corte de seu benefício com o sindicato dos atores, alegando ter contribuído por anos com a associação e agora se sentia desamparada.
“Estou curiosa para saber como pessoas como eu, que trabalham desde os 10 anos e pagam dívidas para SAG (Screen Actors Guild), quando não podemos trabalhar por motivos de saúde, porque nosso sindicato nos abandona”, desabafou Shannen.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Ela questionou a também atriz Fran Drescher, que atua como presidente do sindicato dos atores de Hollywood e é a responsável pelo órgão no país.
“Acho que podemos fazer melhor para todos os nossos membros e acho que você é a pessoa certa para fazer isso. O seguro de saúde não deve ser baseado na renda anual. É uma contribuição vitalícia. E para mim e muitos outros, que pagamos uma vida inteira de dívidas, para [os seguros] serem cancelados apenas porque não atendemos aos seus critérios atuais. Não está tudo bem”, continuou Shannen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não está tudo bem
Entretanto, não foi a primeira vez que a atriz foi diagnosticada com câncer; a estrela lutou com a enfermidade em 2015. Dois anos depois, o câncer entrou em fase de remissão, que é quando as células cancerígenas passam a diminuir e sumir.
Porém, em 2020, Shannen Doherty declarou que a doença havia retornado havia um ano e, dessa vez, em estágio avançado.
“Eu não quero nunca começar a agir como se estivesse morrendo. Quero continuar vivendo como se eu não tivesse uma lista para completar porque vou continuar lutando para ficar viva”, contou a atriz em entrevista ao programa Good Morning America, da ABC, na época.
A série no Brasil
Barrados no Baile abordava temas como drogas, bebidas alcoólicas, homofobia, AIDS e gravidez na adolescência em um tempo em que tais assuntos não eram tratados com normalidade – e muito menos ganhavam as telas da TV.
O título obteve bastante êxito na grade da emissora carioca, primeiro na faixa Sessão Aventura, exibida nas terças à tarde a partir de 20 de agosto de 1993. Posteriormente, foi transmitida no período vespertino dos finais de semana.
No título, Shannen (na foto acima, com Jason Priestley) interpretou a mocinha Brenda Walsh nas quatro primeiras temporadas, entre 1990 e 1993.