Musa dos anos 1980 e 1990, Cátia Pedrosa fez muito sucesso ao participar de inúmeros programas do SBT. A estrela conquistou uma vaga na emissora de Silvio Santos após se destacar em concursos de beleza.

Cátia Pedrosa (Reprodução / Web)

No entanto, Cátia passou por diversas dificuldades no final de sua vida. Falida, a musa dependia de ajuda para sobreviver, chegou a tentar se matar e acabou nos deixando cedo demais, aos 55 anos, vítima de um câncer colorretal.

[anuncio_1]

Miss Mundo e carreira no SBT

Cátia Pedrosa em programa do SBT
Cátia Pedrosa em programa do SBT (Divulgação)

Nascida no Rio de Janeiro, Cátia Pedrosa iniciou sua carreira artística em 1979, aos 16 anos, quando foi eleita a Garota Carinho, título dado por uma famosa revista de mesmo nome editada pela Bloch, que também era responsável pela Manchete.

Com a visibilidade, Cátia começou a trabalhar como modelo e garota-propaganda, além de participar de concursos de Miss. Em 1982, ela ficou em segundo lugar no Miss Rio de Janeiro; já no ano seguinte, sagrou-se Miss Mundo Brasil, representando o país no concurso internacional, ficando em terceiro lugar.

Na época, o Miss Mundo Brasil era promovido pelo SBT. Com isso, Cátia Pedrosa acabou sendo contratada por Silvio Santos e participou de vários programas na emissora. Ela apresentou Clube dos Artistas (1983), O Povo na TV (1983) e Show da Tarde (1984), além de ter sido jurada no Show de Calouros (1984). Ali, conheceu e se casou com Wagner Montes, mas o enlace durou apenas um ano. Eles tiveram um filho, Wagner Montes Filho, que atualmente é apresentador na Record Rio.

Em 1988, ela posou para a Playboy, tornando-se a segunda ex-miss a aparecer nua nas páginas da publicação – a primeira foi Vera Fischer.

[anuncio_2]

Drama

Cátia Pedrosa ao lado de amigo
Cátia Pedrosa ao lado de amigo (Reprodução / Web)

Além do trabalho como apresentadora e jurada, Cátia Pedrosa também foi atriz e integrou o elenco de A Praça É Nossa. Na década de 1990, ela também produziu e atuou em vários espetáculos teatrais voltados ao público infantil.

No entanto, no final dos anos 1990, Cátia sumiu do meio artístico. Ela voltou à mídia em 2013, depois de publicar uma carta no Facebook revelando o drama que passava. A ex-apresentadora sofria de câncer no abdômen e relatou que vivia num estado de extrema pobreza, dependendo da ajuda de vizinhos para comer. No entanto, Cátia também relatou que seu filho pagava sua assistência médica.

Por conta da repercussão da carta, Cátia Pedrosa participou do programa A Tarde É Sua, da RedeTV!, em 9 de abril de 2013, onde desabafou em entrevista à Sonia Abrão.

“Minha mãe e meu pai não sabiam que eu estava na rua, porque eu não queria voltar pra casa. Tinha vergonha de pedir ajuda. Eu isento eles de qualquer culpa, porque nunca falei nada para eles”, disse, revelando ainda que, durante a crise, chegou a tentar se matar nove vezes.

[anuncio_3]

Câncer terminal

Cátia Pedrosa
Cátia Pedrosa (Reprodução / Web)

Cátia Pedrosa faleceu em 20 de março de 2018, aos 55 anos de idade, por conta do câncer colorretal que se iniciou no abdômen.

Foi a atriz e jurada Sonia Lima, que trabalhou com Cátia no SBT e é viúva de Wagner Montes, quem deu a notícia numa publicação em seu Instagram.

“Te conheci muito jovem, cheia de sonhos, fomos amigas parceiras de trabalho, mas nunca imaginamos que um dia seu filho, se tornaria meu filho de coração, hj vc está partindo vai descansar da jornada, mas vai tranquila, porque no que depender de mim sempre estarei aqui cuidando e zelando por ele”, escreveu.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor