Roberto Carlos Braga II, conhecido como Dudu Braga, era publicitário, produtor musical, radialista e jornalista. Filho do cantor Roberto Carlos, ele ficou conhecido por conta de vários trabalhos nos quais reverenciava a obra do pai.

Roberto Carlos
O cantor Roberto Carlos (Divulgação / TV Globo)

Deficiente visual, Dudu chegou a participar da novela América (2005), que o canal Viva vai reexibir a partir de novembro. Na trama de Gloria Perez, o radialista vivia ele mesmo e aparecia no comando de um programa de TV no qual falava sobre a vida de pessoas que não enxergam.

Dudu faleceu em 2021, aos 52 anos, após perder a luta contra um câncer terminal. A perda do filho abalou o “rei”, que fez questão de atender ao último pedido do herdeiro em sua despedida.

[anuncio_1]

Câncer terminal

O radialista Dudu Braga, filho de Roberto Carlos
O radialista Dudu Braga, filho de Roberto Carlos (reprodução/web)

Dudu Braga enfrentava um câncer no peritônio, membrana que reveste a parede abdominal. Por conta da doença, ele faleceu em 8 de setembro de 2021, no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

O agravamento do estado de saúde de Dudu fez com que Roberto Carlos deixasse o seu isolamento. O cantor evitava sair em razão da pandemia da Covid-19, mas fez questão de visitar o filho no hospital. Roberto tinha fé que Dudu se salvaria.

“O Roberto quebrou o isolamento para poder ir no hospital ver o filho, ver de perto, se arriscou porque ele está isolado por conta da variante do coronavírus. Ele estava muito confiante de que o filho ia vencer mais essa etapa, mas infelizmente, não aconteceu isso”, revelou o assessor do cantor ao site NaTelinha, em setembro de 2021.

[anuncio_2]

Último pedido

Roberto Carlos e Dudu Braga
Roberto Carlos e Dudu Braga (reprodução/Instagram)

Na mesma entrevista, o assessor de Roberto Carlos revelou que o cantor fez questão de atender ao último pedido do filho.

“O Dudu tinha pedido e dito: ‘se acontecer o pior comigo, quero ir com uma roupa confortável, com a minha camisa do Corinthians e calçado com um tênis’. Roberto concordou e assim foi feito”, explicou.

“Ele está muito triste com tudo isso. Acho difícil um pai se conformar de enterrar um filho, mas só no dia-a-dia que a gente vai percebendo, a gente tem que aguardar para ver como ele vai reagindo”, finalizou o assessor.

[anuncio_3]

Carreira

Marcos Frota e Dudu Braga em América
Marcos Frota e Dudu Braga em América (Salvador Scofano/Agência O Globo)

Chamado pela família de Segundinho, Dudu Braga ficou conhecido por conta dos vários trabalhos que fez, sempre reverenciando a obra do pai. O radialista comandava o programa de rádio As Canções que Você Fez pra Mim, no qual contava histórias por trás das canções do pai. Além de radialista, ele era produtor musical e tinha uma banda chamada RC na Veia, que também homenageava Roberto Carlos.

Deficiente visual, Dudu Braga também se dedicou a campanhas sobre o tema. Por conta disso, ele foi convidado por Gloria Perez para participar da novela América, que tinha os personagens Jatobá (Marcos Frota) e Flor (Bruna Marquezine), que não enxergavam. O radialista aparecia à frente do programa É Preciso Saber Viver, onde entrevistava outros deficientes visuais, como parte do merchandising social da novela.

Ele nasceu com glaucoma, uma doença que causa cegueira irreversível. Aos 23 anos, por conta de um descolamento de retina, Dudu perdeu a visão.

Dudu Braga teve três filhos. Os dois primeiros eram fruto de seu relacionamento com Márcia Malheiros. A mais nova tinha cinco anos quando ele faleceu e é filha de Valeska Braga, sua viúva.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor