Em estado terminal, estrela comoveu público ao se arrastar nos palcos
04/03/2023 às 10h02

Uma das maiores estrelas da música brasileira durante décadas, Elizeth Cardoso tinha o sonho de visitar o Japão. E foi justamente nesse país que aconteceu um triste fato que mudou a sua vida e decretou o seu destino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sempre à frente do seu tempo, a primeira dama da MPB (Música Popular Brasileira) despontou para o estrelato nos anos 1940. Além de gravar sucessos, ela chegou a apresentar programas de televisão e se consagrou no samba.
Ironia do destino

Reprodução / Redes Sociais
Após visitar o país do Sol Nascente pela primeira vez nos anos 70, a cantora passou a viajar para lá com frequência. Em 1987, fez uma série de shows no Japão e aproveitou para passear.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hospedada num hotel, Elizeth se sentiu mal, teve tonturas e dores estomacais e acabou vomitando sangue. Desmaiada, a artista foi encontrada por um dos funcionários do local, que chamou uma ambulância.
No hospital, a cantora recebeu uma triste notícia dos médicos japoneses: ela tinha um câncer no estômago e precisava passar por uma cirurgia de emergência para conter o sangramento e diminuir o tumor.
LEIA TAMBÉM:
● Saiba o que aconteceu com Chris Pitsch, a Bárbara de A Viagem
● Saiba o que aconteceu com Léa Garcia, a Natália de A Viagem
● Saiba o que aconteceu com Antônio Pompeo, o Paulinho de A Viagem
Volta ao Brasil

Reprodução / Cultura
Após se recuperar, ela voltou ao Brasil junto com os filhos e iniciou um tratamento. No entanto, o tumor era agressivo, chegou a regredir, mas, posteriormente, espalhou-se. Dessa forma, o fim de sua vida estava próximo.
Elizeth Cardoso passou os últimos três anos de vida à base de fortes medicamentos. Além de sofrer muitas dores estomacais e abdominais diariamente, ela perdeu bastante peso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apaixonada pela música, a cantora não se afastou dos palcos, continuando sua agenda de shows na medida do possível. Em muitos casos, mal tinha forças para andar e subir aos palcos, deixando alguns espetáculos pela metade. O público se comoveu com essa situação e entendia o que estava acontecendo.
Últimos dias

Reprodução / Redes Sociais
Em estado terminal, Elizeth (na foto acima com Elza Soares) foi internada na Clínica Bambina, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
Alguns dias depois, em 7 de maio de 1990, não suportando mais, ela acabou perdendo a luta contra o câncer aos 69 anos.
Elizeth Cardoso foi velada no Teatro João Caetano, onde milhares de fãs compareceram para a última homenagem à estrela. Posteriormente, também houve comoção em seu enterro, no Cemitério da Ordem do Carmo, no Caju, ao som de um surdo portuense.