CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ar desde 2005, o matinal Hoje em Dia já foi o carro-chefe do entretenimento da Record. Criado para substituir o tradicional Note e Anote, programa que projetou Ana Maria Braga, a revista eletrônica teve uma fase de ouro, com ótima audiência e repercussão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, atualmente, o matinal não é nem a sombra do que um dia já foi. Hoje em Dia foi contaminado pela atual crise de audiência da Record e desabou no Ibope. Recentemente, a atração chegou a encostar nos desenhos da TV Cultura, algo inimaginável até pouco tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Apogeu
O Hoje em Dia estreou em agosto de 2005 sob o comando de Britto Jr, Ana Hickmann e Edu Guedes. Ele foi inspirado nos típicos programas matinais estadunidenses, que mesclam informação, prestação de serviço e entretenimento. Na fórmula, cada apresentador correspondia a uma editoria: Britto ficava com as notícias; Ana, com pautas de moda, beleza e comportamento; e Edu, com a cozinha.
Após uns ajustes de formato aqui e ali, o Hoje em Dia decolou. A atração logo emplacou entre as mais vistas da Record e até se tornou uma espécie de “veículo oficial da emissora”. Era no Hoje em Dia que a Record anunciava novidades em sua programação, novas contratações e estreias de programas.
A revista eletrônica, além do sucesso de audiência, sempre foi um êxito comercial. Tanto que a concorrência cresceu o olho e tentou imitar a fórmula, mas nenhum “clone” do Hoje em Dia decolou. A Band tentou com uma das versões do Dia Dia, apresentado por Patrícia Maldonado (foto acima) e Lorena Calábria, e não deu certo. A RedeTV!, então, teve inúmeras versões, como Manhã Maior e Melhor pra Você. Não rolou.
Mas a cópia mais “descarada” foi a do SBT, que lançou seu Olha Você na programação vespertina. Apresentadores, quadros e atrações eram muito similares aos do programa da Record. Porém, não deu certo e saiu do ar em poucos meses.
Queda
Ao longo de seus quase 18 anos no ar, Hoje em Dia passou por algumas mudanças e trocas no elenco. Nomes como Celso Zucatelli, Chris Flores e Gianne Albertoni passaram pela atração. Atualmente, o programa é apresentado por César Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.
Mas as transformações constantes não garantiram a manutenção da audiência. Hoje em Dia perdeu público e relevância, dentro e fora da Record. O matinal está bem longe do prestígio que um dia alcançou.
A situação crítica pode ser constatada no resultado obtido pela atração em 24 de janeiro. Segundo dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo site TV Pop, a atração anotou média de 2,4 pontos e foi sintonizada por 7,6% dos televisores ligados na Grande São Paulo entre 10h e 11h50.
No mesmo horário, o SBT alcançou 3,4 pontos com o Primeiro Impacto, garantindo a vice-liderança na audiência. Já a TV Cultura, com o infantil Quintal da Cultura, registrou 1,6. Ou seja, a Record ficou mais próxima da quarta colocada do que da vice-líder.
Desgaste
O resultado ruim indica que o público anda fugindo do Hoje em Dia, expondo um claro desgaste da fórmula do matinal. Um dos motivos para isso é o fato de a atração, nos últimos anos, ter ficado extremamente burocrática e engessada.
No auge de seu sucesso, o Hoje em Dia divertia porque não havia uma delimitação tão rígida dos espaços, como é atualmente. Os apresentadores estavam quase sempre juntos, e a descontração era constante. Com isso, o programa ficava mais informal, flexível e agradável.
Atualmente, os quatro comandantes se encontram muito pouco em cena. Quase não há interação e descontração entre eles. É um amontoado de quadros que já não consegue despertar o interesse do público.
Hoje em Dia perdeu sua essência. A baixa audiência é puro reflexo deste comodismo.