O SBT já não conta mais com vários de seus trunfos na programação. Silvio Santos está fora do ar, assim como o “curinga” Chaves e outras atrações de repercussão. Atualmente, Celso Portiolli e Eliana são os únicos “medalhões” que garantem uma boa audiência para o canal, mas apenas aos domingos.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

Neste cenário desolador, as novelas mexicanas se destacam na grade diária. E, por isso, a emissora já garantiu a continuidade da exibição dos folhetins dublados, que seguem apresentando bons resultados para os atuais padrões da emissora. O SBT e a Televisa acabam de anunciar a extensão do acordo que mantém as novelas na grade do canal.

[anuncio_1]

Intocáveis

Um Refúgio para o Amor - Gabriel Soto e Zuria Vega
Zuria Vega (Luciana) e Gabriel Soto (Rodrigo) em Um Refúgio para o Amor (Divulgação / Televisa)

O SBT vem batendo recordes negativos de audiência. Mas, mesmo enfraquecido, o canal de Silvio Santos se agarra no sucesso das novelas mexicanas, um de seus produtos mais tradicionais. Tanto que Um Refúgio para o Amor, em cartaz na faixa Novelas da Tarde, já figurou diversas vezes como o programa mais visto do dia.

O folhetim estrelado por Zuria Vega e Gabriel Soto já está na reta final, mas o canal vai seguir apostando suas fichas nos dramalhões mexicanos. Minha Fortuna é Te Amar, novela inédita no SBT, foi a escolhida para suceder ‘Refúgio’, e a emissora espera que os bons resultados se mantenham. A trama entra no ar no dia 4 de dezembro.

Diante disso, em meio a um planejamento de grandes mudanças na programação do ano que vem, o SBT não pretende abrir mão de exibir novelas mexicanas. Por isso, a emissora e a TelevisaUnivison estenderam um acordo de exclusividade até 2028.

[anuncio_2]

Novo acordo

Minha Fortuna es Amarte
Minha Fortuna é te Amar (Reprodução / Web)

O anúncio da extensão do acordo entre o SBT e a TelevisaUnivision foi feito pela própria Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e atual vice-presidente da emissora, em um comunicado enviado à imprensa.

“A Televisa sempre foi parceira do SBT. Seguiremos caminhando juntos”, comemorou a filha “número três”.

“Após meses de negociações, temos o prazer de anunciar oficialmente a extensão dessa parceria histórica com o SBT para TV aberta no Brasil”, completou Guillermo Borensztein, vice-presidente sênior de licenciamento e coprodução de conteúdo internacional da Televisa.

O novo acordo entre SBT e Televisa, além de garantir a continuidade da exibição das novelas mexicanas na TV aberta do Brasil, também traz uma novidade: a distribuição de novelas produzidas pelo canal brasileiro para o mercado internacional. Ou seja, o SBT vai exportar suas novelas por meio da Televisa.

 

[anuncio_3]

Transformação

Casos de Família - Regina Volpato
Regina Volpato na apresentação do Casos de Família (Divulgação / SBT)

O SBT pretende fazer uma transformação na grade de programação para 2024. A ideia é promover uma reformulação na grade diária, investindo em produções ao vivo capazes de elevar a audiência da emissora e atrair novos anunciantes.

Entre os projetos em andamento está um novo programa de variedades matinal, que deve ser comandado por Regina Volpato, Michelle Barros e um terceiro apresentador, e também um novo vespertino. Além disso, o canal também planeja um jornalístico popular para os finais da tarde.

Com as mudanças, havia rumores de que as novelas mexicanas perderiam espaço na programação. Mas, com o anúncio da extensão do acordo entre SBT e Televisa, esses rumores caem por terra.

Porém, é possível que a faixa Novelas da Tarde sofra uma mudança de horário, já que o novo jornalístico que o canal planeja deve entrar no ar antes do SBT Brasil. Assim, uma das três faixas de novelas vespertinas pode chegar ao fim – ou, pelo menos, deve entrar no ar mais cedo. A nova grade da emissora deve ser anunciada em breve.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor