Atriz de inúmeros trabalhos na telinha a partir da década de 1960, Marina Miranda (1930-2021) é bastante lembrada pela parceria com Tião Macalé em Os Trapalhões (1979) e por sua passagem pela Escolinha do Professor Raimundo (1992/2001), humorístico no qual viveu Dona Mandala e Dona Charanga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos inúmeros papéis de sucesso, o final de sua vida foi triste. Marina Miranda chegou a morar no meio do lixo, entrou em coma irreversível e sofreu com o Alzheimer e doenças no pulmão.
Últimos dias
Afastada da TV após sua participação no especial de fim de ano Balada, Baladão (2010), Marina Miranda (foto acima) voltou a ser notícia em 2020, quando foi removida de seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, por morar em meio ao lixo. De acordo com Sylvia Miranda, filha da atriz, uma de suas irmãs era acumuladora compulsiva, o que afetou a veterana.
Em 2021, Marina Miranda voltou à mídia quando Sylvia publicou em seu Instagram que sua mãe havia sido atendida numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio de Janeiro com sintomas de tuberculose.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Infelizmente, minha rainha, minha mãe entrou em coma devido ao Alzheimer, e o estado está irreversível. Ela está com tuberculose, escara na terceira derme, infecção urinária e pulmonar. Peço ajuda e orações para que seja removida da UPA para um hospital particular para que sua partida seja digna. Eu acredito em milagres”, escreveu.
Em seguida, a atriz foi transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. Sylvia Miranda, então, passou a pedir ajuda aos amigos de Marina para transferi-la para um hospital particular.
Luta pela vida
Em 20 de setembro de 2021, Sylvia Miranda avisou em suas redes que os amigos estavam fazendo o possível para transferir Marina Miranda (na foto acima, com Agnaldo Timóteo e Tião Macalé em Os Trapalhões).
“Foi descartada, agora há pouco, a tuberculose. Mas ela está com escara na terceira derme, infecção urinária e um problema no pulmão. As coisas ainda estão muito desencontradas, porque nessa coisa de transferência de uma UPA para para o Miguel Couto, foram oito médicos atendendo. Então, são oito pareceres diferentes. Mas, até agora, o que a gente sabe de concreto mesmo é que ela não acorda devido ao Alzheimer”, explicou a herdeira da atriz.
Na época, famosos como Helio de La Peña e Lucio Mauro Filho se mobilizaram para conseguir a transferência da comediante.
Falecimento
Infelizmente, não houve tempo para concretizar a transferência de Marina Miranda para um hospital particular. A atriz morreu aos 90 anos de idade na noite do mesmo dia 20 de setembro de 2021, após as complicações do Mal de Alzheimer.
“A vida perdeu o sentido. Estou morta”, declarou Sylvia Miranda ao Notícias da TV, em 21 de setembro de 2021.
Marina Miranda estreou na TV nos anos 1960, no humorístico Noites Cariocas. Além de atuar em programas de humor, como Os Trapalhões e Escolinha, a artista também integrou o elenco de várias novelas, como Dancin’ Days (1978), A Gata Comeu (1985), O Dono do Mundo (1991) e Promessas de Amor (2009), seu último folhetim.