Repórter conhecido pela cobertura política em Brasília, com seu trabalho destacado na cobertura ao vivo da apuração das Eleições de 2022, Nilson Klava deve ganhar ainda mais espaço na GloboNews. O jornalista passa a ancorar o Jornal das Dez, principal telejornal do canal de notícias. Nos bastidores do Grupo Globo, há quem diga que Nilson repete a trajetória de William Bonner: ainda jovem, o profissional se estabelece como um dos nomes mais promissores da casa.

Jornal Nacional - William Bonner
Reprodução / Globo

A princípio, Klava cobrirá a licença-maternidade de Aline Midlej, a atual titular do noticioso. No entanto, são grandes as possibilidades de o repórter ficar de vez com a cadeira – o que culminaria com a transferência de Midlej para a TV Globo aberta.

[anuncio_1]

Jovem apresentador

Andréia Sadi, Nilson Klava e Renata Lo Prete
Divulgação / GloboNews

Aos 27 anos, Nilson Klava será o apresentador mais jovem do Jornal das Dez, título até então pertencente a Donny De Nuccio, que tinha 31 anos quando assumiu a bancada do telejornal. A chegada do jornalista ao posto reafirma seu prestígio dentro da GloboNews, conquistado por conta de seu bom desempenho na reportagem política.

Conhecedor dos bastidores de Brasília, Klava caiu nas graças da direção do canal por ter fontes quentes e boa visão analítica dos fatos. Daí a vontade de torná-lo apresentador. Não é de hoje que a GloboNews tem preferido âncoras que não apenas noticiam, mas também apuram as informações. Por isso, nomes como Andréia Sadi e Julia Duailibi se tornaram apresentadoras do Estúdio I e GloboNews Mais, respectivamente.

Klava vai pelo mesmo caminho. O repórter foi bastante elogiado durante a apuração das Eleições de 2022, quando analisou, ao vivo, a parcial nas urnas em todas as regiões do Brasil. Seu trabalho caiu nas graças até mesmo de William Bonner.

Promoção

Central das Eleições - Nilson Klava
Reprodução / GloboNews

Atualmente, Nilson Klava vem sendo colocado como apresentador em plantões de final de semana e cobrindo folgas. Recentemente, ele esteve no matinal Conexão GloboNews, cobrindo a ausência de Camila Bomfim. Por isso, o próximo passo é torná-lo titular de um telejornal.

Em breve, ele assumirá o Jornal das Dez, na licença-maternidade de Aline Midlej. No entanto, de acordo com informações do site TV Pop, Klava pode ser efetivado de vez no programa. O fato de o Jornal das Dez passar a ser gerado de Brasília durante a ausência de Aline – que o apresenta do Rio de Janeiro – indica que há mudanças a caminho.

Antes de Aline Midlej assumir o Jornal das Dez, o noticioso era apresentado por Heraldo Pereira de Brasília. Assim, segundo o TV Pop, a GloboNews avaliou que o jornal perdeu relevância ao deixar a capital federal para ser gerado do Rio de Janeiro. Com isso, a ideia seria voltar com o programa para Brasília de vez. Deste modo, ao retornar da licença, Aline passaria a dar expediente na TV Globo, podendo, inclusive, se tornar correspondente internacional.

No entanto, a GloboNews nega que haverá mudanças neste sentido. Oficialmente, o canal mantém a informação que Nilson Klava cobrirá a licença de Aline Midlej e que o Jornal das Dez será gerado de Brasília apenas neste período.

Exposição na TV aberta

Aline Midlej
Wanezza Soares / Globo

Vale lembrar que Aline Midlej também é bastante prestigiada na Globo, tanto que dá expediente na GloboNews e no canal aberto. A jornalista é plantonista no Jornal Nacional, um posto considerado alto.

A Globo, aliás, tem aproveitado bastante o elenco da GloboNews em seus telejornais. Tanto que Marcelo Cosme, apresentador do Em Pauta, já atua como plantonista do Jornal Hoje. Camila Bomfim, do Conexão GloboNews, deve ser a próxima a aparecer no JH aos finais de semana.

Até o próprio Nilson Klava está cotado para se tornar apresentador eventual na TV aberta, assim como Tiago Eltz. Este último, inclusive, corre o risco de deixar a GloboNews de vez, segundo o TV Pop. Isso porque o canal de notícias teria avaliado que ele não funcionou como âncora no vespertino GloboNews Mais. Assim, ele seria remanejado para uma bancada no canal aberto como “prêmio de consolação”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor