A Globo fechou um acordo milionário para a distribuição da novela Pantanal em toda a América do Sul através da Paramount, empresa que compete com o Globoplay pela preferência do público entre as plataformas de streaming. O acordo, no entanto, tem uma evidente exceção.

Pantanal - Dira Paes e Marcos Palmeira

O negócio, estimado em US$ 10 milhões – equivalentes a mais de R$ 50 milhões de reais –, foi o primeiro grande acordo da emissora na venda do folhetim de José Leôncio (Marcos Palmeira) em escala internacional.

Brasil fora de questão

Pantanal - Isabel Teixeira e Juliano Cazarré

No compromisso está previsto que a empresa norte-americana terá a exclusividade do título por pelo menos três anos, ou seja, até 2025. No entanto, o contrato, evidentemente, não prevê os direitos sobre a produção no Brasil. Pantanal continuará disponível somente através do Globoplay, onde pode ser encontrada na íntegra.

Aliás, as transmissões do remake de Bruno Luperi, baseado na obra do avô Benedito Ruy Barbosa, serão diferentes em cada país…

Juma na TV aberta

Pantanal - Alanis Guillen

No Chile, por exemplo, a novela de Juma Marruá (Alanis Guillen) ficou a cargo da Chilevisión. Na Argentina, a exibição foi anunciada pela emissora-líder Telefe. Em outras localidades, o folhetim estará disponível através do Paramount+, serviço de streaming da marca.

Aliás, de acordo com Francisco Espinoza, diretor de programação da Chilevisión, o acordo não deverá ficar restrito a Pantanal. A Paramount pretende disponibilizar onde for possível outras tramas de sucesso da Globo.

“Adquirimos os direitos desta série de televisão, que é um sucesso indiscutível no Brasil, e estamos vendo agora qual será o plano de transmissão em cada um de seus canais de exibição”, adiantou.

Outras parcerias e o sucesso de Pantanal na América

Pantanal - Osmar Prado

A emissora carioca já levou a trama às feiras de vendas internacionais, como a Natpe, para vendê-la para outros países. A produção foi exibida em Portugal, pela SIC, e foi anunciada junto a Gênesis (2021) na Argentina. A obra da Record, aliás, derrubou os índices por lá…

Vale destacar que a produção original de 1990 segue com êxito na América Latina. A trama da Manchete, que vive ganhando reapresentações no continente, ganhou exibição recente pelo canal Televen, da Venezuela, juntamente com Xica da Silva (1996) e o remake de Carrossel (2012).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor