Em 2003, SBT fez maratona de séries aos sábados exibindo os “campeões da TV paga”
26/05/2017 às 8h00
O SBT anunciou ontem (25) que, a partir de 3 de junho, irá “copiar a Netflix” e vai exibir, em formato de maratona, a série Arrow. Serão 4 episódios mostrados em sequência na emissora nas noites de sábado.’
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A “cópia” começa às 23h e deve terminar apenas por volta das 2h. A chamada é explicativa e revive até um antigo mantra da emissora – o selo de “primeira vez na televisão”, que foi abandonado há alguns anos e mostrava quando um filme era exibido na TV aberta pela primeira vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja a chamada:
Nada mais estilo Silvio Santos de fazer televisão do que isso. rs pic.twitter.com/IV1okcVA04
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
— Leandro (@Leandru_) 25 de maio de 2017
É a primeira vez que a emissora de Silvio Santos vai exibir vários episódios de uma série no mesmo dia. No entanto, uma maratona de séries no canal aos sábados não é inédita. E quando isso aconteceu pela primeira vez, a Netflix como conhecemos nem sequer pensava em existir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2003, o canal anunciava para os seus telespectadores que colocaria seriados americanos exibidos na TV por assinatura de graça nas tardes e noites de sábado. Ou seja, em vez do Netflix, a TV a cabo era o alvo da vez.
A tal maratona do ano tinha sete séries e durava das 14h até 22h – às 20h, ela era interrompida para a exibição do reality show Popstars, que naquele ano revelaria a boy band Br’Oz.
“Você não vai pagar nada e vai ver em casa os programas de maior audiência da TV a cabo”, dizia a chamada, disponível no YouTube. Apesar de prometer os campeões da TV paga, nem todas as séries eram consagradas assim.
Foram exibidas As Novas Aventuras do Superman – que anos antes teve passagem no horário nobre da Globo, Felicity, Gilmore Girls – que ganhou o nome de Tal Mãe, Tal Filha, Everwood: Uma Segunda Chance, Mulher Gato, Parceiros da Vida e Fastlane: Vivendo no Limite.
Mulher-Gato e Fastlane, por exemplo, foram canceladas com apenas uma temporada. No entanto, todas as outras exibidas foram séries elogiadas, principalmente Felicity e Gilmore Girls, programas considerados até hoje dois dos melhores da TV paga nacional.
A experiência não durou muito, ficando no ar apenas entre julho e novembro daquele ano. Mas, até hoje, fãs de séries admitem que foi ali que conheceram muitos títulos que são fãs até hoje.
Veja a chamada da estreia da maratona do SBT em 2003: