Em 2002, Gugu levou sensitiva ao Carandiru e resultado foi chocante
12/12/2021 às 13h20
A televisão brasileira tem várias histórias e casos que ficaram esquecidos nos arquivos das emissoras, mas nunca saíram da memória do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um frame de um quadro do Domingo Legal com Gugu e a sensitiva Socorro Leite, em 2002, era considerado o Santo Graal desses “vídeos perdidos”. Finalmente o vídeo apareceu, para o deleite de todos que tinham curiosidade de assisti-lo (ou revê-lo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Casa de Detenção de São Paulo, que ficava no bairro do Carandiru, ficou marcada pelas inúmeras rebeliões e pelo massacre que ocorreu em 1992, deixando 111 mortos.
O presídio e o caso ficaram explícitos na música Diário de um Detento, do Racionais MC’s.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Em 2002, o Carandiru foi desativado e implodido, dando lugar ao Parque da Juventude e à Biblioteca de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, antes do presídio deixar de existir, Gugu aproveitou a oportunidade para levar a sensitiva Socorro Leite e fazer uma “limpeza” do local.
Explorando as celas, os corredores e os pátios, o apresentador não deixou de mostrar nenhum ponto da antiga penitenciária, enquanto a sensitiva se assustava e chorava com os espíritos que afirmava habitarem o lugar.
Socorro estava com medo de ir e Gugu pedia que ela continuasse, pois era importante mostrar toda a área para os telespectadores.
Almas sofridas
Em uma das cenas, a mulher afirmou que havia elevadores no Carandiru. Ao descobrir sua localização, Socorro começou a chorar e falar para os espíritos que ela não estava lá para fazer mal, e sim para ajudar aquelas almas sofridas.
As paredes que cobriam as portas dos elevadores foram derrubadas e Socorro chorava enquanto jogava sal e borrifava um líquido especial, pedindo que “aqueles que estavam ali fossem embora, ficassem em paz e liberassem a área”.
Gugu apenas observava, de forma séria, e até comentando com um segurança “muita gente caiu aqui, né?”.
Liderança no Ibope
A visita ao Carandiru, que durou mais de um domingo, era exibida no fim do programa. As imagens dos corpos dos presos mortos no massacre e as músicas do Racionais MC’s como trilha sonora são a prova de que tudo era válido na guerra pela audiência dos domingos.
O resultado deu certo e o Domingo Legal chegou a liderar o Ibope durante a exibição do quadro.
Na época, sites e perfis nas redes sociais pediam que o SBT exibisse a atração o quanto antes. Até um abaixo-assinado foi criado, pedindo que a emissora de Silvio Santos colocasse o quadro no ar.
Mais de 6 mil pessoas assinaram a petição. Enfim, o vídeo apareceu no YouTube, para a alegria de todos aqueles que tinham a imensa vontade de ver esse momento pitoresco da nossa TV.
Essa não foi a primeira vez que Gugu ganhou audiência em cima da antiga Casa de Detenção.
Em fevereiro de 2001, o Domingo Legal exibiu ao vivo uma rebelião que ocorria no local. Aproveitaram o fato de que Simony, que naqueles tempos namorava o rapper Afro-X, um detento, foi feita de refém durante o conflito. A cobertura rendeu 26 pontos de média para o SBT contra 21 da Globo.
Gugu nos deixou no final de 2019, após um acidente doméstico nos Estados Unidos, enquanto Socorro Leite (foto acima) continua na ativa como psicoterapeuta, atendendo adultos e crianças em seu escritório em São Paulo (SP).