No segundo semestre de 1997, o Brasil inteiro queria saber quem era o Cadeirudo da novela A Indomada, sucesso apresentado pela Rede Globo naquele ano. Trata-se de mais um mistério que movimentou a história da televisão brasileira.

A fictícia cidade de Greenville, onde se passava a trama, era assombrada pelo Cadeirudo, cuja identidade foi mantida em segredo durante toda a trama. A sinistra figura tinha um andar peculiar e atacava as mulheres da cidade nas noites de lua cheia.

No final da novela, os suspeitos eram Pitágoras (Ary Fontoura), Egydio (Licurgo Spínola), Vieira (Catarina Abdala), Richard (Flávio Galvão), Padre José (Pedro Paulo Rangel), Lourdes Maria (Sônia de Paula), Berbela (Daniela Faria), seu irmão Beraldo (Rodrigo Faro) e a garçonete Elaine (Cristina Galvão).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A Globo chegou a pensar na possibilidade de promover uma votação para que o público escolhesse quem seria o Cadeirudo, no melhor estilo Você Decide, programa interativo exibido nos anos 1990, mas descartou o artefato.

Depois de muito suspense, no último capítulo, finalmente foi revelada a identidade do Cadeirudo: era Lurdes Maria, uma das mais ferrenhas beatas da cidade, que, junto com Altiva (Eva Wilma), dedicava-se a infernizar a vida da cafetina Zenilda (Renata Sorrah) e suas meninas.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor