Em 1989, Globo transmitiu final da Champions divulgando nome estranho para a competição
03/06/2017 às 14h00
Em um mundo globalizado como o atual, é difícil que um nome de competição seja dito incorretamente em uma transmissão, principalmente naquele considerado o maior torneio interclubes do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste sábado (3), Juventus e Real Madrid decidem quem é o campeão da UEFA Champions League depois de nove meses de disputa. O mundo vai parar para ver a partida, inclusive no Brasil – Globo, Band e Esporte Interativo fazem o jogo.
Mas, em 1989, o mundo não era assim, muito pelo contrário. Informação era mais complicada de se conseguir e as transmissões de torneios europeus, tão comuns hoje em dia, ainda estavam engatinhando – numa época que TV por assinatura não existia no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anos antes, a Globo fez algumas experiências transmitindo jogos do Campeonato Italiano, por conta da participação de vários brasileiros da famosa seleção brasileira de 1982, como Zico, Falcão, Sócrates, Júnior, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
A final da então Copa dos Campões da Europa foi disputada entre o Milan, da Itália, e o Steaua Bucareste, da Romênia. Na abertura da partida, o narrador Luiz Alfredo usou um nome estranho: chamou o campeonato de Copa Europeia de Clubes Campeões.
Nem jornais da época a chamavam assim. Além disso, o estádio Camp Nou, do Barcelona, foi chamado de Nou Camp.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Curiosidade: a partida foi comentada por Juca Kfouri, que ficou muitos anos nesse posto e, atualmente, está na ESPN Brasil.
Confira o vídeo: