Em 1980, novela da Globo teve que mudar de nome por causa de Tom & Jerry - TV História

Em 1980, novela da Globo teve que mudar de nome por causa de Tom & Jerry

Whatsapp

Esquecida novela que estreava na Globo em 3 de março de 1980, Chega Mais era para ter outro nome. Mas a emissora teve que mudar de ideia por conta dos proibitivos custos de direitos autorais.

A trama, escrita por Carlos Eduardo Novaes, com supervisar de texto de Walther Negrão, deveria ser intitulada Tom e Gelly, em referência aos nomes dos protagonistas, que viviam brigando como gato de rato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mas a Globo foi ver quanto custava para ter um título similar ao tradicional desenho Tom & Jerry e desistiu. Com isso, a música de abertura também foi trocada: saiu Corre Corre e entrou Chega Mais, de Rita Lee, que acabou nomeando a produção.

A novela narrou a história do casal Gelly (Sônia Braga) e Tom (Tony Ramos). Os dois viviam brigando, mas um não consegue viver sem o outro. Tom é sequestrado no dia do seu casamento e deixa Gelly sozinha no altar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na verdade, o sequestro foi uma armação de Tom para pegar o dinheiro do resgate, que seria pago pela família da noiva. Porém, ele não imaginava que os pais de Gelly estivessem completamente falidos.

“Novaes e Negrão conseguiram, com uma certa artimanha, fazer uma novela de crônica. Não foi um sucesso, mas em nenhum momento elenco e produção foram comprometidos”, escreveu o especialista Ismael Fernandes no livro Memória da Telenovela Brasileira.

Duas curiosidades marcaram a produção: personagens do buffet de Marron-Glacé, atração anterior, como o garçom Lima Duarte (foto acima), fizeram uma participação no primeiro capítulo; e essa foi a última participação de Sônia Braga na Globo antes de mudar para os Estados Unidos – ela voltaria às novelas somente em Força de um Desejo (1999).

Nunca reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Chega Mais voltou na Globo em 1983, dentro do programa TV Mulher, sendo a última trama reapresentada nessa faixa.



Leia também