Eliminação precoce de Raissa foi a grande injustiça de A Fazenda - TV História

Eliminação precoce de Raissa foi a grande injustiça de A Fazenda

Whatsapp

O sucesso de “A Fazenda 12” é incontestável e vem incomodando a Globo. A verdade é que o time foi muito bem selecionado pela equipe do reality. Mas entre os vários participantes da edição, uma figura se destacou logo no início graças aos barracos protagonizados e virou uma das favoritas ao prêmio: Raissa Barbosa. Porém, a participante acabou eliminada nesta quinta-feira (26/11), em uma roça com Mariano e Lidi Lisboa.

Raissa é vice-campeã do Miss Bumbum e posou nua. Mas não era conhecida do grande público. À primeira vista, parecia aquele perfil desinteressante e apático, que pouco sobressai ao longo das semanas. A impressão se dissipou rápido após a primeira votação, quando a combinação do grupo liderado por Biel se desnudou. Foram vários votos que culminaram na primeira roça da participante. A surpresa logo se transformou em fúria e o descontrole emocional de Raissa resultou em uma grande repercussão dentro e fora do reality.

A participante foi a primeira responsável em colocar o programa na boca do povo. Muitos adoraram vê-la liderando várias discussões e enfrentando seus rivais sem medo. Até porque é sempre mais complicado o surgimento de desavenças em início de reality, quando a temperatura ainda está baixa e o clima de paz se instaura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O medo de virar alvo domina os concorrentes. Mas Raissa não tinha receio e logo chamou o jogo para si. Virou a protagonista. O número de fãs nas redes sociais só cresceu. A então desconhecida virou uma das mais queridas. E, como toda protagonista, questões sobre sua vida vieram à tona. Porque seu descontrole emocional no reality aumentou, o que provocou receio no público. E em pouco tempo foi exposto que a vice-Miss Bumbum enfrenta a Síndrome de Borderline ou Transtorno de Personalidade Borderline há anos. É um padrão comportamental anormal caracterizado pela instabilidade nos relacionamentos interpessoais. Ou seja, há uma instabilidade na imagem de si-próprio e em alguns casos há comportamentos de risco, como perda de controle e autolesões.

No caso de Raissa, é necessária uma outra observação. Segundo a Record, todos os participantes passam por testes psicológicos antes da seleção final. O mesmo ocorre no “Big Brother Brasil”. Mas no caso de “A Fazenda” essa consulta já pode ser colocada em dúvida. Como uma psicóloga não observou isso? E o transtorno da participante era de conhecimento público. A própria declarou isso no reality, mas a edição nunca exibiu no canal aberto ou tocou no assunto através do apresentador Marcos Mion. A emissora simplesmente fingia que não há nada com ela. Perderam a chance de levantar um bom debate. Um absurdo.

O grande público nem sabia do transtorno no início do reality, tanto que houve uma surpresa geral quando Raissa se descontrolou logo depois da primeira formação de roça do reality e jogou água na cara de Lipe, Biel e Matheus. Já a segunda vez que foi vítima do complô do grupo formado por Biel, Juliano, Cartolouco, Rodrigo e Lipe. Jjogou creme hidratante em Biel, Cartolouco e Juliano. Em outro instante de desequilíbrio emocional, após uma séria discussão com Luiza Ambiel, a participante esmurrou e quebrou a porta do banheiro. Inegavelmente, virou a figura central da temporada. E, automaticamente, ganhando empatia e torcida dos telespectadores, já cientes do Borderline e vendo os adversários se aproveitando da questão para desestabilizá-la. O principal gatilho era chamá-la de louca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


E Jojo acolheu Raíssa quando soube do problema. Aos poucos, as duas foram firmando uma bonita amizade que se solidificou. Tanto que Jojo foi a única que ficou totalmente do lado de Raíssa quando Luiza, Victória e Mirella se voltaram contra a ‘ex-amiga’ depois que se bandearam para o lado de Biel e Juliano. Jordana ainda virou o porto-seguro de Raíssa, pois era a única que conseguia segurá-la durante um surto. Foi assim que evitou uma agressão quando Mirella, Victória e Luiza fizeram de tudo para provocá-la em uma discussão — ainda exigiram que a soltasse para ocorrer a expulsão. Um dos momentos mais revoltantes do reality.

Como é possível observar, Raíssa teve uma trajetória de ‘mocinha’ em “A Fazenda 12”. Isso porque, além de ter enfrentando os tradicionais “vilões”, sua integridade era vista em vários momentos. Após o carro de som enviado pelos fãs de Mirella para a MC se afastar de Biel e Juliano, Raíssa aceitou a reaproximação da então inimiga, mesmo com um pé atrás. Sempre esteve do lado de Stéfani em todas as horas e realmente acreditou em Lucas, com quem se relacionou. Em nenhum instante duvidou do jogador que vivia falando dela pelas costas, inclusive com as rivais da “namorada”. Ela acreditava em quem era carinhoso ou carinhosa com ela. Mesmo em um jogo. Ou seja, quase um enredo de folhetim. Mas sem final feliz.

A eliminação precoce da participante foi a grande injustiça da atual edição. E questionável. Afinal, uma afiliada da Record no Mato Grosso do Sul, através do programa “Balanço Geral”, promoveu um mutirão para manter Mariano no reality e sorteou uma cesta de presentes e R$500 para quem fosse ao WhatsApp do jornal e publicasse a hashtag “Fica Mariano”. O apresentador Rodrigo Nascimento torceu declaradamente e a atração costuma receber mais de cem mil mensagens por dia. Um número elevado. Isso contraria a ética de qualquer emissora, mesmo em um mero reality de entretenimento. Claro que pode ter influenciado, e muito, na permanência do sertanejo com mais de 40% dos votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Raíssa Barbosa foi uma das figuras mais marcantes de “A Fazenda” e já deixou sua marca no reality da Record. A única participante da décima segunda temporada que nunca teve medo de se comprometer e enfrentar seus adversários, além de defender quem gostava. Mergulhou de cabeça no jogo e proporcionou ótimos momentos para a audiência do programa. Merecia, no mínimo, uma vaga na final e com chances de ganhar. Brigou, chorou, sofreu, surtou, comemorou, lutou e se entregou. O sucesso aqui fora é inevitável. Que venham os bons frutos.

SOBRE O AUTOR

SÉRGIO SANTOS é apaixonado por televisão e está sempre de olho nos detalhes, como pode ser visto em seu blog. Contatos podem ser feitos pelo Twitter ou pelo Facebook.



Leia também