Estrelada por nomes como Renato Góes e Nathalia Dill, Família é Tudo passou por uma mudança de nome na Globo, mas a alteração não foi bem recebida. A decisão da emissora de alterar o título da substituta de Fuzuê revoltou o público e desagradou até mesmo atores.

Tom (Renato Góes) e Vênus (Nathalia Dill) em Família é Tudo
Tom (Renato Góes) e Vênus (Nathalia Dill) em Família é Tudo (divulgação/Globo)

A trama escrita por Daniel Ortiz gira em torno da família de Frida Mancini (Arlete Salles), uma milionária que é dada como morta após desaparecer durante um cruzeiro que acaba em tragédia. Ela deixa um testamento feito para reunir seus cinco netos.

Inicialmente, a história ganhou o título de A Vovó Sumiu, que chegou a ser registrado pela Globo e usado até mesmo em lançamento para o mercado publicitário. Mas depois tudo mudou e o nome acabou alterado para o atual.

Autor da Globo sonhou com novela

Responsável pela novela, Daniel Ortiz contou que sonhou com história e até mesmo com o título inicial. Ele afirmou que adotou o nome após ficar marcado em seu pensamento.

“Era um sonho onde tinha uma casa e uma família correndo pra lá e pra cá e todos eles gritavam desesperados ‘a vovó sumiu, a vovó sumiu’. Esse nome ficou na minha cabeça e coloquei na novela”, relatou.

O novelista ainda contou que pensou se levaria em frente aquela história, já que na época estava em fase de concepção de uma nova sinopse para entregar à Globo.

“Era uma época que eu tinha que apresentar uma nova sinopse, estava buscando histórias, pesquisando, e sonhei com essa. Depois, fiquei pensando: ‘será que eu trabalho nela ou não?’. Até larguei, deixei pra lá, mas depois voltei e tudo foi criado a partir disso”, revelou.

Por que a Globo mudou o nome de Família é Tudo?

Juliana Paiva e Daniel Ortiz
Juliana Paiva e Daniel Ortiz (Reprodução / Redes Sociais)

Depois de aprovar a novela e passar vários meses trabalhando com o título A Vovó Sumiu, a Globo decidiu mudar o nome da novela para Família é Tudo. O próprio autor, porém, defendeu a mudança sob a justificativa de que a história será norteada pelas relações que vão surgir e não somente pelo sumiço da avó.

“É uma novela sobre vários tipos de família. Não é sobre a avó que sumiu. Ela sumiu e pronto. O que vai acontecer é que as relações vão se desenrolar a partir disso”, explicou Daniel Ortiz.

Mudança desagradou elenco de Família é Tudo

A alteração promovida pela Globo, no entanto, gerou reclamações entre o público, que detonou o novo título da trama nas redes sociais. Entre o elenco, a mudança também não caiu muito bem.

Durante entrevista na coletiva do folhetim, a atriz Nathalia Dill contou que o elenco e todos os envolvidos na trama também preferiam o nome anterior.

“Todo mundo amava o outro nome”, entregou a artista.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.