Com o sucesso alcançado pelo remake de Pantanal, fica impossível pensar na novela sem associar a imagem de Alanis Guillen à “mulher-onça” Juma ou o rosto de Jesuíta Barbosa ao Jove. Na altura em que se encontra a trama, o elenco está afinadíssimo com seus personagens e o público já se acostumou com todos eles.

Pantanal

Mas como seria Pantanal se os primeiros atores cogitados para os papéis principais da obra tivessem, de fato, assumido tais tipos? É possível imaginar Maria Bruaca, Juma, Jove, Velho do Rio ou Madeleine sendo vividos por outros intérpretes?

Nomes como Rafael Cardoso, Vanessa Giácomo, Antonio Fagundes, Lilia Cabral, Viviane Pasmanter, Letícia Spiller, Giullia Buscacio e Marcos Caruso chegaram a ser cotados para a produção, mas, por motivos diversos, os planos mudaram ao longo da implantação da trama das nove da Globo.

O outro casal principal

Rafael Cardoso

Assim que as primeiras notícias de Pantanal começaram a pipocar nos veículos especializados, o nome de Rafael Cardoso aparecia forte nas listas de elenco. O ator foi o primeiro cotado para viver Jove no folhetim, personagem que acabou nas mãos de Jesuíta Barbosa.

Caso tivesse assumido o papel, Rafael provavelmente faria par romântico com uma Juma vivida por Vanessa Giácomo. A atriz era a opção preferida de Benedito Ruy Barbosa para viver a selvagem. Vanessa agradeceu o carinho do autor, mas afirmou que já não tinha idade para viver a protagonista da trama.

Amigo de autor ficou de fora

Antonio Fagundes

Além de Vanessa Giácomo, Benedito Ruy Barbosa também desejou contar com outro parceiro “das antigas”: Antonio Fagundes. O artista, presente em várias obras do novelista, foi o primeiro nome cogitado para viver o Velho do Rio. Alegando compromissos no teatro, Fagundes declinou do papel, que foi assumido por Osmar Prado.

A “velha do Rio”, como Mariana foi apelidada nas redes sociais, também quase teve um outro rosto, que não o da atriz Selma Egrei. Lilia Cabral e Denise Del Vecchio foram cotadas para viver a mãe de Irma (Camila Morgado).

Até mesmo Antero, o falecido marido de Mariana, também esteve nas mãos de outro ator. Marcos Caruso era a primeira opção para o personagem; o pai de Madeleine (Karine Teles) acabou sendo vivido por Leopoldo Pacheco.

Vários nomes para uma personagem

Letícia Spiller

Madeleine, aliás, também teve várias atrizes consideradas antes da escalação de Karine Teles. Letícia Spiller já tinha compromissos de trabalho assumidos quando pintou o convite para a esposa de José Leôncio (Marcos Palmeira). Com isso, os nomes de Viviane Pasmanter e Maria Fernanda Cândido acabaram lembrados para encarnar a mãe de Jove.

Já Muda, a “amiga e rival” de Juma, quase foi vivida por Giulia Buscacio. No entanto, por conta de atrasos na produção, a atriz acabou desistindo da novela. Bella Campos, então reservada para a cancelada Malhação – Transformação, ficou com o papel.

Outra Bruaca?

Débora Bloch

É impossível pensar num nome melhor que o de Isabel Teixeira para viver Maria Bruaca, personagem também brilhantemente interpretada por Angela Leal na primeira versão de Pantanal.

No entanto, Débora Bloch surgiu como uma possível intérprete da icônica personagem. Apesar desta escalação ter sido ventilada por parte da imprensa, a informação nunca se confirmou de fato.

A direção de Pantanal também cogitou escalar atores da primeira versão para participações especiais no remake. Neste contexto, Cássia Kis e Cristiana Oliveira eram cotadas para possíveis participações, o que acabou não se confirmando – a segunda deve marcar presença no capítulo final.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor