André Santana

Nem bem estreou e Elas por Elas, nova novela das seis da Globo, terá duas personagens pagando por todos os seus pecados na história. As irmãs Renée (Maria Clara Spinelli) e Érica (Monique Alfradique) comerão o pão que o diabo amassou nas mãos de Edu (Luis Navarro).

Monique Alfradique e Maria Clara Spinelli em Elas por Elas
Monique Alfradique e Maria Clara Spinelli em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

O marido de Érica tem demonstrado que pode ser o insuportável da vez. Em poucos capítulos, o amigo de Mário Fofoca (Lázaro Ramos) já mostrou ser um homem tóxico, que deve ganhar a antipatia do público – se já não ganhou.

[anuncio_1]

Traidor

Luis Navarro como Edu em Elas por Elas
Luis Navarro como Edu em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Logo em sua primeira cena, Edu aparece envolvido em uma traição. É justamente ele o homem que está saindo com uma mulher casada, cujo marido contratou Mário Fofoca para dar o flagra. A sequência da descoberta já rendeu socos e uma eletrizante perseguição.

No entanto, Edu é casado com Érica. Ao chegar em casa de olho roxo, o safado tratou de inventar uma história absurda de que foi vítima de um assalto para justificar o hematoma.

Érica, claro, não engoliu as desculpas do marido e tentou arrancar a verdade de Mário. Ao saber que a esposa segue desconfiando dele, Edu tratou de lustrar sua cara de pau e afirmar, em alto e bom som, que é apaixonado por ela, enrolando-a com suas mentiras.

[anuncio_2]

Preconceituoso

Maria Clara Spinelli
Maria Clara Spinelli em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

Além de se mostrar um péssimo marido, Edu também é o típico machista e preconceituoso. Afinal, ao mesmo tempo em que trai a mulher, ele fica nervoso ao descobrir que Érica mentiu para ele – na ocasião, ela disse que ia encontrar a irmã, mas na verdade foi ver Mário para saber se seu marido a trai.

Como se não bastasse, Edu trata mal Renée, que é irmã de Érica. O canalha não aceita o fato de a cunhada ser uma mulher trans e a trata no masculino para provocá-la. Por mais que a esposa insista que o marido respeite Renée, ele segue destilando preconceito contra a cunhada.

E a coisa vai piorar nos próximos capítulos de Elas por Elas. Renée será abandonada pelo marido, que a deixará sem nada com os dois filhos. Por isso, a comerciante será obrigada a viver sob o mesmo teto do cunhado, o que vai aumentar a tensão entre eles. Edu deve se mostrar ainda mais preconceituoso, tóxico e machista.

[anuncio_3]

Mudança

Maria Helena Dias e Reginaldo Faria em Elas por Elas
Maria Helena Dias e Reginaldo Faria em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

O atual Edu corresponde a Renê (Reginaldo Faria) na versão original de Elas por Elas. O personagem era irmão do marido de Carmem (Maria Helena Dias) – que, por sua vez, se tornou Renée no remake. Assim como na versão atual, Carmem e Renê viviam às turras na trama assinada por Cassiano Gabus Mendes em 1982.

No entanto, na trama original, Renê era um malandro mais simpático. Ele era um mulherengo incorrigível e costumava enrolar a namorada Claudia (Christiane Torloni), mas tinha um jeito boa-praça que o tornava mais leve. Tanto que ele era o braço direito de Mário Fofoca (Luis Gustavo), numa parceria ao melhor estilo Sherlock Holmes e Watson.

Mas, se dava pra “passar pano” para Renê na primeira Elas por Elas, com Edu isso não deve acontecer. O personagem é dono de atitudes indefensáveis e tem boas chances de se tornar um dos vilões da trama escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Aliás, vale lembrar que, na primeira versão de Elas por Elas, Carmem fica viúva e acaba se entregando ao cunhado, ficando com Renê no final. Será que isso vai acontecer nessa versão? Será que todo o preconceito que Edu destina sobre Renée esconde uma paixão secreta? A conferir.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor