Ela já foi a maior estrela da Globo, mas está longe das novelas há 17 anos

Artista que emocionou o Brasil e o mundo está sumida dos folhetins

Whatsapp

Lucélia Santos estava predestinada a brilhar. Afinal, ela estreou na TV aos 19 anos já como protagonista, estrelando o sucesso Escrava Isaura (1979). O êxito da novela escrita por Gilberto Braga, baseado na obra de Bernardo Guimarães, ultrapassou as barreiras do Brasil e ganhou o mundo, fazendo de Lucélia uma celebridade internacional.

Lucélia Santos
Lucélia Santos

De lá para cá, foram inúmeras novelas e séries. No entanto, após o período de auge na telinha, a estrela se afastou do veículo. Tanto que, desde Cidadão Brasileiro, produzida pela Record há 17 anos, Lucélia Santos não dá mais as caras nas novelas nacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucesso internacional

Escrava Isaura - Edwin Luisi e Lucélia Santos
Lucélia Santos e Edwin Luisi em Escrava Isaura (Divulgação / Globo)

Escrava Isaura fez um enorme sucesso no Brasil e se tornou a primeira novela da Globo a ganhar o mundo. A trama fez sucesso também na China, na Rússia, e em vários outros países.

“O sucesso de Escrava Isaura estava predestinado. Aquele papel tinha que ser meu, estava no meu destino”, contou Lucélia Santos ao site Memória Globo.

Leia mais

“Minha trajetória internacional iniciou-se com Isaura, que me abriu portas, e também pelo fato de eu ter incorporado o papel de embaixadora cultural do Brasil, sobretudo na China, Rússia e alguns outros países. Andei bastante de avião! E desenvolvi alguns projetos culturais bem fundamentais para as relações internacionais do Brasil com esses países. Até hoje”, declarou ao Gshow em outubro deste ano, na ocasião em que Escrava Isaura foi relançada no Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carreira de sucesso

Sinhá Moça - Lucélia Santos e Marcos Paulo
Lucélia Santos (Sinhá Moça) e Marcos Paulo (Rodolfo) em Sinhá Moça (Divulgação / Globo)

Após brilhar em Escrava Isaura, Lucélia Santos se tornou uma das estrelas mais populares da TV nos anos 1980, atuando em sucessos como Locomotivas (1977), Água Viva (1980), Guerra dos Sexos (1983), Vereda Tropical (1984) e Sinhá Moça (1986). Na sequência, atuou em Carmem (1987), na Manchete, e em Brasileiras e Brasileiros (1990), no SBT.

No canal de Silvio Santos, Lucélia atuou também em Sangue do Meu Sangue (1995) e Dona Anja (1996). A atriz voltou à Globo em 2001, interpretando a médica Jackeline em Malhação. Depois disso, voltou às novelas apenas em 2006, vivendo a misteriosa Fausta em Cidadão Brasileiro, da Record. Foi seu último trabalho em novelas no Brasil.

Lucélia Santos atuou ainda na série Donas de Casa Desesperadas (2007), na RedeTV!, e fez participações nas séries Casos e Acasos (2008), Aline (2009) e Vai que Cola, além de participar da Dança dos Famosos (2014) no Domingão do Faustão. Em 2019, ela esteve no elenco da novela portuguesa Na Corda Bamba, disponível no Brasil no Globoplay.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sumiço

A atriz Lucélia Santos (reprodução/web)

Sumida da telinha, Lucélia Santos tem feito aparições esporádicas na mídia. Em 2021, durante uma entrevista a uma TV portuguesa, a atriz reclamou que vinha sendo perseguida no Brasil por conta de sua posição política.

“Sou perseguida por isso há muito anos. Eu sempre tive uma posição de esquerda, assumidamente. Sempre tive do lado dos trabalhadores e das populações mais afetadas”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por onde anda Lucélia Santos?

Postagem de Lucélia Santos dentro do ônibus
Postagem de Lucélia Santos dentro do ônibus (reprodução/Instagram)

Sempre engajada politicamente, Lucélia Santos foi candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro em 2022. Ela teve 10.867 votos e não conseguiu se eleger.

Em agosto deste ano, Lucélia Santos voltou à mídia por conta de uma situação inusitada. A atriz postou em sua rede social uma foto onde aparece viajando de ônibus. Na postagem, ela brincou com a situação.

“Busão para Sampa”, escreveu ela na legenda. “Passagens aéreas caríssimas. Vida de atriz mambembe”, completou na postagem, seguido de emojis de risadas.

Nos últimos anos, a atriz se dedicou ao cinema. Seu mais recente longa foi Selvagem (2021).

Whatsapp


Leia também