A Força do Querer não está tendo vida fácil na disputa pelo público. Apesar de ainda ser líder de audiência com ampla vantagem, a trama assinada por Glória Perez virou vítima de uma estratégia arriscada de programação da Globo para frear o reality A Fazenda, da Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crescente audiência da competição de Marcos Mion fez com que a Globo transformasse a novela das nove, seu principal produto, em uma sanfona. Os capítulos da novela passaram a ser esticados e editados para acabar por volta das 23h, em uma tentativa de não expor a linha de shows a derrotas vexatórias no Ibope.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estratégia da diretoria global tem se mostrado eficiente. Nenhum programa da linha de shows foi derrotado pela Record na média até a noite desta quarta-feira (7). Eles perdem em alguns minutos, mas conseguem se recuperar e ficar em primeiro lugar na média por terem sido empurrados para o confronto com o JR24h, que desaba a audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Até agora, apenas uma atração da Globo virou freguesa de A Fazenda: é o Segue o Jogo, programa de análises esportivas após as transmissões do futebol. Até essa quarta, apenas ele havia sido derrotado em média pelo reality. Agora, o Jornal da Globo também já tem uma derrota para chamar de sua.
A preservação da linha de shows, porém, virou uma pedra no sapato de A Força do Querer. Com o esticamento até altas horas e o confronto com o reality, a história de Bibi Perigosa tem contrariado uma tendência histórica: a de que as novelas têm suas maiores audiências sempre no último bloco.
Quando a novela das nove vai para o seu último intervalo comercial, por volta das 22h30, uma boa parcela do público muda de canal e sintoniza na Record. E de lá não saem mais, até o final de A Fazenda. Por mais que o reality só entre no ar por volta de 23h, ele ainda é anunciado para 22h30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa para as edições do programa de Marcos Mion tem contaminado a audiência de Jesus, que chega a dobrar seu público ao invadir o horário da competição rural. Com picos de até 12 pontos, a novela bíblica sequer tem metade da audiência da Globo, mas acabou se tornando um dos motivos para dificultar que ela decole de vez.