“Efeito A Fazenda” faz Record roubar público de A Força do Querer

08/10/2020 às 2h55

Por: Gabriel de Oliveira
Imagem PreCarregada
Marcos Mion em A Fazenda (Divulgação / Record)

A Força do Querer não está tendo vida fácil na disputa pelo público. Apesar de ainda ser líder de audiência com ampla vantagem, a trama assinada por Glória Perez virou vítima de uma estratégia arriscada de programação da Globo para frear o reality A Fazenda, da Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crescente audiência da competição de Marcos Mion fez com que a Globo transformasse a novela das nove, seu principal produto, em uma sanfona. Os capítulos da novela passaram a ser esticados e editados para acabar por volta das 23h, em uma tentativa de não expor a linha de shows a derrotas vexatórias no Ibope.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estratégia da diretoria global tem se mostrado eficiente. Nenhum programa da linha de shows foi derrotado pela Record na média até a noite desta quarta-feira (7). Eles perdem em alguns minutos, mas conseguem se recuperar e ficar em primeiro lugar na média por terem sido empurrados para o confronto com o JR24h, que desaba a audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Até agora, apenas uma atração da Globo virou freguesa de A Fazenda: é o Segue o Jogo, programa de análises esportivas após as transmissões do futebol. Até essa quarta, apenas ele havia sido derrotado em média pelo reality. Agora, o Jornal da Globo também já tem uma derrota para chamar de sua.

A preservação da linha de shows, porém, virou uma pedra no sapato de A Força do Querer. Com o esticamento até altas horas e o confronto com o reality, a história de Bibi Perigosa tem contrariado uma tendência histórica: a de que as novelas têm suas maiores audiências sempre no último bloco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a novela das nove vai para o seu último intervalo comercial, por volta das 22h30, uma boa parcela do público muda de canal e sintoniza na Record. E de lá não saem mais, até o final de A Fazenda. Por mais que o reality só entre no ar por volta de 23h, ele ainda é anunciado para 22h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A expectativa para as edições do programa de Marcos Mion tem contaminado a audiência de Jesus, que chega a dobrar seu público ao invadir o horário da competição rural. Com picos de até 12 pontos, a novela bíblica sequer tem metade da audiência da Globo, mas acabou se tornando um dos motivos para dificultar que ela decole de vez.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.