E se a Globo acabasse com as novelas das seis? Saiba que isso já aconteceu

19/02/2022 às 18h00

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada

Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a grade da Rede Globo sem as novelas das seis, das sete e das nove, com o Jornal Nacional no meio. No início da década de 1970, no entanto, não era assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da Ilusão

A emissora lançou a faixa das seis, que depois foi abortada por dois anos. Com isso, abriu espaço para diversas atrações, de séries a desenhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira novela das seis, Meu Pedacinho de Chão, que ganhou remake em 2014, estreou há mais de 50 anos, em 6 de agosto de 1971. Depois de duas outras tramas (Bicho do Mato, refeita pela Record em 2006, e a infantojuvenil A Patota), a emissora deixou a iniciativa de lado.

Dessa forma, durante dois anos, entre 1º de abril de 1973 e 3 de maio de 1975, o público podia acompanhar os mais variados tipos de atrações na faixa.

LEIA TAMBÉM:

A primeira delas foi Shazan, Xerife & Cia. A série é um spin-off da novela O Primeiro Amor, de 1972, com os personagens que dão título ao produto, vividos por Paulo José e Flávio Migliaccio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando passou de semanal para diária, ocupando o horário das seis, ganhou um formato similar ao atual de Malhação, com histórias que duravam vários capítulos – algumas, mais de um mês. A produção ficou no ar nessa faixa de 1º de abril de 1973 a 1º de março de 1974, quando foi extinta.

Depois disso, a Globo resolveu colocar enlatados no ar. Foram exibidas séries norte-americanas que fizeram sucesso na época, uma por dia.

Às segundas, por exemplo, era a vez de Os Waltons, que mostrava as aventuras de John Boy e sua família, marcando uma geração de adolescentes por todo o mundo, inclusive no Brasil.

No dia seguinte, a sitcom Mary Tyler Moore mostrava a história de uma mulher de 30 anos, solteira e bem-sucedida, que trabalha como produtora de uma emissora de televisão.

Nas quintas, por exemplo, era a vez de A Garota com Algo Mais, que mostrava o dia a dia de um jovem casal, Sally (ninguém menos que Sally Field) e John Burton. Só que Sally conseguia adivinhar o pensamento das pessoas, muitas vezes de forma truncada, o que causava algumas confusões.

Aos sábados, a emissora exibida os mais variados filmes, séries e desenhos de Walt Disney dentro da faixa Disneylândia. No dia 5 de outubro de 1974, por exemplo, a emissora exibiu O Segredo da Estalagem dos Piratas – a cores. Posteriormente, o programa foi transferido para as tardes de domingo, onde marcou época nos anos 1980.

Outra série de grande sucesso, A Família Dó-Ré-Mi também foi exibida pela Globo neste horário e mostrava a vida de uma família que viajava por todo o país dentro de um ônibus, tocando e se divertindo.

Para completar, a faixa também mostrou desenhos animados. Um deles foi Os Super Amigos, produzido a partir de 1973 pela Hanna Barbera. Era baseado na Liga da Justiça da DC Comics, com o Super Homem, Mulher Maravilha, Batman, Robin, entre outros.

As novelas das seis voltaram ao ar em 5 de maio de 1975, com Helena, escrita por Gilberto Braga, baseada na obra homônima de Machado de Assis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.