EDIÇÃO ESPECIAL

E agora? Substituta de Cabocla vira nova dor de cabeça para a Globo

Vanessa Giácomo em Cabocla

Vanessa Giácomo em Cabocla

Na última segunda (2), a Globo estreou Tieta no Vale a Pena Ver de Novo. Exibida entre 1989 e 1990, a novela não era reprisada pela emissora desde 1994.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após demorar uma eternidade para anunciar a escolhida para a faixa, o canal em breve vai se deparar com uma nova dor de cabeça: qual será a substituta da edição especial de Cabocla?

Quando termina Cabocla na Globo?

Após conquistar bons índices de audiência com O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003), a Globo escolheu Mulheres de Areia (1993) para o horário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um erro foi cometido após a exibição da trama de Ivani Ribeiro: Cheias de Charme (2012) fracassou e chegou a ser encurtada pela emissora.

No ar desde agosto, Cabocla vinha obtendo a mesma audiência, mas começou a crescer nos últimos dias, já marcando mais que a antecessora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Globo ainda não marcou uma data para o término de Cabocla, mas a expectativa é que a novela termine até a primeira quinzena de março de 2025.

Qual novela vai substituir Cabocla na Globo?

Cauã Reymond e Bianca Bin em Cordel Encantado

Após reverter a queda de audiência observada com Cheias de Charme, Cabocla vai crescendo e arrumando um problema para a emissora.

Será preciso caprichar na escolha para manter a liderança e até, quem sabe, aumentar os índices. Dessa forma, o mesmo problema que o canal enfrentou para definir a substituta de Alma Gêmea será visto na faixa da Edição Especial.

A única diferença é que a grade da Globo não depende tanto de Cabocla como da trama de Walcyr Carrasco, que acabou levantando o Ibope das produções seguintes.

Favoritas

Inicialmente, podemos apontar cinco novelas como capazes de obter bons índices no horário: A Viagem (1994), recentemente reprisada pelo Viva, O Profeta (2006), Cordel Encantado (2011), que foi cotada para o Vale a Pena Ver de Novo, Além do Tempo (2016) e Bom Sucesso (2019).

Outra trama que foi cotada para a faixa e pode surpreender é Orgulho e Paixão (2018).

Se quiser seguir a onda de Tieta e apostar numa novela mais antiga, uma boa opção seria Barriga de Aluguel (1990).

Pelo que vimos com Alma Gêmea, ainda tem chão para a Globo tomar uma decisão, que deverá ser anunciada somente em fevereiro.

Mesmo assim, provavelmente os executivos da emissora já estão pensando em como resolver esse dilema.

Sair da versão mobile