Quem acompanhou a primeira versão de Renascer, exibida pela Globo em 1993, sabe que José Venâncio (Rodrigo Simas) está com os dias contados. O filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) morrerá ao ser vítima de uma tocaia destinada ao pai.

Buba (Gabriela Medeiros) e Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer
Buba (Gabriela Medeiros) e Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer (divulgação/Globo)

Mas, mesmo assim, o que não falta é torcida para que o personagem não morra desta vez. Venâncio caiu nas graças do público, que almeja um final feliz para o publicitário e Buba (Gabriela Medeiros). E agora?

Casal aprovado

 

O público de Renascer se envolveu tanto com a bonita história de amor envolvendo José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos) na primeira fase que chegou a ameaçar abandonar a novela quando a trama chegou aos dias atuais. O envolvimento de Inocêncio com Mariana (Theresa Fonseca), definitivamente, não empolgou.

Porém, aos poucos, o “luto” dos espectadores foi superado quando o casal José Venâncio e Buba entrou em cena. O publicitário se apaixonou perdidamente pela psicóloga, mas entrou em choque quando ela revelou ser uma mulher trans.

Mas, sem conseguir esquecê-la, ele passou a lutar contra os próprios preconceitos. E ela, por sua vez, também vem superando a mágoa causada pela rejeição inicial dele. Juntos, Venâncio e Buba começam a se fortalecer para viverem um amor pleno e feliz. E o público embarcou na emoção.

Salvem Venâncio!

Rodrigo Simas como José Venâncio em Renascer
Rodrigo Simas como José Venâncio em Renascer (divulgação/Globo)

Ou seja, atualmente, Buba e Venâncio formam o casal mais querido da novela das nove da Globo. Sendo assim, já começa uma movimentação nas redes sociais para que o personagem de Rodrigo Simas tenha a vida poupada desta vez.

No Instagram do TV História, são muitos os comentários pedindo um final feliz para Buba e Venâncio.

“Também quero o José Venâncio vivo. Amo esse personagem, juntamente com a Buba,Gabi Medeiros e Rodrigo Simas são maravilhosos”, opinou um internauta.

“Os atores Rodrigo Simas e Gabriela Medeiros estão dando um show. Além disso, os personagens são bem nos dias atuais”, concordou outro.

“Acho um equívoco não dar uma oportunidade de recontar boas histórias da maneira como elas poderiam ter ocorrido nas versões originais caso não precisassem ser interrompidas por questões de bastidores. Foi assim em Pantanal, com o Cramulhão, que o público esperava um final novo no remake e não o final adaptado da primeira versão… agora, parece que vão repetir a frustração com o Venâncio em Renascer”, lembrou um seguidor do TV História.

José Bento na mira

Marcello Melo Jr. como José Bento em Renascer
Marcello Melo Jr. como José Bento em Renascer (divulgação/Globo)

A revolta quanto à morte de José Venâncio é tanta que muita gente já sugere que o autor Bruno Luperi, responsável pela atualização do texto de Benedito Ruy Barbosa, “mate” outro filho de José Inocêncio no lugar do publicitário.

“Já que tem que matar um dos filhos, então faz com o Zé Bento”, cravou um internauta.

“Podia matar o que não apareceu ainda que não vai fazer falta”, sugeriu outro, referindo-se a José Augusto (Renan Monteiro).

Aliás, não são poucos os espectadores que torcem para que José Bento (Marcello Melo Jr) morra no lugar do irmão. O mais folgado dos herdeiros de José Inocêncio tem causado repulsa no público por sua ambição desmedida e seus discursos carregados de preconceito.

Por que José Venâncio morre em Renascer?

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer

Em 1993, José Venâncio foi assassinado em Renascer por conta de problemas nos bastidores. O autor Benedito Ruy Barbosa não teria gostado da interpretação mais “sofisticada” de Taumaturgo Ferreira, intérprete original do personagem, e optou por tirá-lo de cena.

Em entrevista ao O Globo em 2021, Taumaturgo Ferreira confirmou a história. O ator contou que combinou com o diretor Luiz Fernando Carvalho que Venâncio não teria sotaque e nem falaria “painho” porque havia estudado fora e tinha outras vivências. Mas sua atitude foi considerada “arrogante” e ele acabou saindo da novela.

Ou seja, a morte de Venâncio aconteceu por problemas alheios ao texto. Sendo assim, o autor Bruno Luperi, responsável pela atualização do texto de Benedito Ruy Barbosa, poderia fazer modificações e manter o rapaz na história, se quisesse.

Porém, numa recente entrevista, Luperi explicou que manter o personagem na história implicaria em outras mudanças, o que descaracterizaria a trama. Além disso, o autor também revelou que conta com uma ampla frente de capítulos e já ultrapassou o episódio 100. Ou seja, mesmo que ele quisesse fazer mudanças, provavelmente não haveria mais tempo para isso. Assim, José Venâncio deve mesmo morrer no decorrer da trama.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor