Alguém na Globo papou mosca e perdeu o prazo para renovar diversos títulos de novelas do passado. Agora, o canal trava uma batalha para reaver as marcas e poder voltar a ser a dona de tais nomes, mas a tarefa não está sendo fácil.

Pantanal - Marcos Palmeira
Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal (João Miguel Júnior / Globo)

Isso aconteceu com Elas Por Elas, nomenclatura usada para a trama original de 1982 e que o canal briga para ter de volta e poder seguir usando em seu remake atualmente exibido na faixa das seis. Agora, vem acontecendo algo parecido com Renascer, trama que terá um remake estrelado por Marcos Palmeira.

[anuncio_1]

Disputa pelo nome

Renascer remake da Globo às 21h
Marcos Palmeira e Antônio Fagundes na primeira versão de Renascer (divulgação/Globo)

Sucesso produzido em 1993, Renascer será refeita no ano que vem para o horário das nove. O único problema é que a marca não está mais nas mãos da toda-poderosa.

Atualmente, a Globo trava uma batalha com uma empresa de Minas Gerais, detentora do título Elas por Elas, que também dá nome à novela das seis escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, baseada na história original de Cassiano Gabus Mendes.

Pois o mesmo acontece com a marca Renascer, que dá título à novela de Benedito Ruy Barbosa que ganha uma nova versão em 2024. O nome já tem dono e agora a Globo luta para poder utilizá-lo como título da próxima trama das nove, que vai substituir Terra e Paixão.

[anuncio_2]

Chegou tarde demais

Renascer - Marco Ricca, Marcos Palmeira e Tarcísio Filho
Marcos Palmeira, Tarcísio Filho e Marco Ricca em Renascer (Divulgação / Globo)

Como a Globo simplesmente não renovou os títulos junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), outra pessoa o fez, e, os novos donos, não desejam ceder tais direitos à emissora.

Episódio semelhante já havia ocorrido nos anos 1990, quando o canal quase não pôde registrar o nome Renascer em razão do mesmo já estar em utilização. Na época, a marca era usada na categoria educativa, o que não impediu a rede de usá-la como nome de sua novela, por ser tratar de uma outra subdivisão.

O registro, porém, expirou em 2004 e foi readquirido por Luiz Carlos da Silva em 2014, com validade até 2027, batizando um salão de cabeleireiro.

[anuncio_3]

Remake de Renascer terá outro nome?

Renascer - Leonardo Vieira e Patrícia França
Patrícia França e Leonardo Vieira em Renascer (Divulgação / Globo)

Só que, dessa vez, a marca pertence à mesma categoria que a Globo pretendia usar e, além disso, o novo proprietário não aceita o uso da nomenclatura para outros meios, impedindo a Globo de usá-lo.

A televisão, em contrapartida, fez o pedido junto ao INPI para registro do nome ‘Renascer Remake’, mas, como a resposta para tais pedidos costuma levar até dois anos, até lá a releitura já deverá ter saído do ar sem prejuízo algum ao canal.

Vale lembrar que, para evitar algo nesta mesma esfera, a rede desistiu de batizar a atual Terra e Paixão de Terra Vermelha, que era a ideia inicial de Walcyr Carrasco. Isso porque o título já estava em uso pelo escritor paranaense Domingos Pelegrini, autor de um livro com o mesmo nome.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor