Por muitos anos, uma das marcas do humorístico A Praça é Nossa foi o Guarda Juju, vivido pelo ator Roberto Marquis, o Teobaldo. No entanto, ele acabou sendo dispensado pela emissora e revelou que guarda mágoa do comandante da atração, Carlos Alberto de Nóbrega.

Roberto Marquis, o Teobaldo
Roberto Marquis, o Teobaldo (Reprodução / Web)

Teobaldo nasceu em 1942, na capital paulista, e iniciou sua carreira na televisão em 1962, participando dos mais variados programas, inclusive novelas. Além de ator e humorista, também atuou como cantor, dublador e diretor.

[anuncio_1]

Carreira na televisão

Teobaldo no A Praça é Nossa
Teobaldo no A Praça é Nossa (Reprodução / Web)

Antes da Praça, esteve em atrações igualmente destacadas, como Moacyr Franco Show, Chico Anysio Show, Xênia e Você e Programa Silvio Santos. O artista ainda fez diversos comerciais e filmes.

Após participar de programas dos primeiros anos do SBT, como Reapertura, Alegria e Feira do Riso, Teobaldo integrou o início da Praça Brasil, atração que teve praticamente todo o seu elenco contratado por Silvio Santos e que deu origem a outro humorístico, A Praça é Nossa, em 1987.

Por mais de duas décadas, ele integrou o time de humoristas do programa, vivendo, além do Guarda Juju, personagens como Tanaka e Osório. Nesse meio tempo, ainda fez participações em atrações como A Escolinha do Golias e Ô Coitado.

https://www.youtube.com/watch?v=DgwBb8ocGq0

[anuncio_2]

Demissão da Praça

Roberto Marquis, conhecido como Teobaldo, vivendo o Guarda Juju na Praça é Nossa
Roberto Marquis, conhecido como Teobaldo, vivendo o Guarda Juju na Praça é Nossa (Reprodução / Web)

Até que, em 2012, Teobaldo foi demitido por Carlos Alberto de Nóbrega, que alegou ser uma ordem da direção do SBT. Ele revelou esses detalhes numa de suas últimas participações, pelo menos até o momento, na televisão nacional, quando deu uma entrevista para o programa Tá na Tela, da Band, em agosto de 2014.

Indignado, Marquis disse que a emissora quis renovar o elenco e cortar humoristas considerados velhos, mas que, sendo assim, o próprio apresentador teria que ser demitido.

“Ele deveria ter ido embora, também porque é mais velho que eu”, disparou.

Teobaldo ainda disse que nunca teve proximidade com Carlos Alberto e acha que isso pesou contra sua permanência no elenco.

“Viajei muito com Carlos Alberto, fazendo shows. Eu acredito que ele é mais colega do que amigo. Amigo é aquele que você pode falar a verdade para ele. Quando eu via alguma coisa errada eu comentava e ele não gostava muito”, relembrou.

[anuncio_3]

Por onde anda Teobaldo, o Guarda Juju da Praça?

Roberto Marquis, o Teobaldo
Roberto Marquis, o Teobaldo

Teobaldo voltou a falar sobre o assunto em 2016, ao TV Fama, da RedeTV!, quando foi ainda mais incisivo.

“Fui descartado porque tiraram todos os velhos”, explicou. “Ele disse que era funcionário e foi obrigado a fazer isso, mas existem maneiras diferentes de fazê-lo. ‘Olha, Silvio quer que reforma a praça e você está fora’. Eu sairia agradecido, mas não fazer da forma que fizeram”, completou.

Atualmente com 81 anos, Roberto Marquis mora na Praia Grande (SP), participou de alguns trabalhos na cena cultural local, incluindo atrações na televisão e um grupo de atores amadores no projeto Essa é Boa.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.