No ar em Edição Especial nas tardes da Globo, Cabocla (2004) é uma novela repleta de personagens marcantes. No entanto, nem todos chegam vivos ao final da trama de Benedito Ruy Barbosa, reescrita por Edmara e Edilene Barbosa.

Maria Flor e Eriberto Leão em Cabocla
Maria Flor e Eriberto Leão em Cabocla

Duas mortes vão dar o que falar nos próximos capítulos. Uma delas será de Tomé (Eriberto Leão), que deixará Tina (Maria Flor) arrasada e Tobias (Malvino Salvador) sem rumo.

Outra morte de impacto será do vilão Macário (Oscar Magrini), que, antes de partir desta para uma pior, tentará acabar com Neco (Danton Mello) e Justino (Mauro Mendonça).

O que acontece com Tomé em Cabocla?

Em Cabocla, Tomé é o genro de Generosa (Vera Holtz) que foi abandonado pela filha dela, Rosa (Vanessa Gerbelli). O peão, que é o melhor amigo de Tobias, desperta a paixão da cunhada, Tina, que nunca perdoou a irmã por tê-lo abandonado.

Tina faz de tudo para conquistar Tomé, mas Generosa não gosta nada das atitudes da filha. Além disso, o peão não consegue se esquecer de Rosa e enxerga Tina como uma irmã, o que a deixa arrasada.

Mas, no decorrer da novela, Tina consegue conquistar Tomé. Os dois acabam se casando na trama, porém, não alcançam a felicidade eterna. Isso porque Tomé morre pouco tempo depois do casamento.

Tomé morre em Cabocla?

A felicidade de Tina é interrompida quando Tomé morre ao defender Tobias em uma briga de bar. Um homem bêbado chega e revela que foi ele quem deu uma surra em Felício (Sebastião Vasconcelos) a mando de Justino, que cobiça as terras do idoso.

Tobias parte para cima do bêbado, e Tomé tenta contê-lo. Mas o próprio Tomé acaba tomando a briga para si e se dá mal, já que o bandido mostra que está armado. Assim, Tomé acaba baleado pelo jagunço de Justino e morre diante de todos.

“Tomé, fala comigo! Pelo amor de Deus, não morre! Você não pode morrer! Eu te amo muito, não faz isso comigo, pelo amor de Deus!”, gritará Tina ao perder seu grande amor.

Macário morre em Cabocla?

Outra morte que dá o que falar em Cabocla é a do Capitão Macário. A disputa política na região de Vila da Mata se intensifica no decorrer da novela, colocando Macário e Neco em posições rivais.

Tudo acontece quando Macário vai atrás de Neco na casa de Boanerges (Tony Ramos) disposto a matá-lo. Mas Tobias e Justino chegam logo atrás, e o peão saca sua arma contra o vilão.

Porém, quanto Tobias manda Macário soltar sua arma, o capitão se vira e atira, atingindo Justino. Depois disso, Tobias atira em Macário, que cai na hora. Mas, antes de morrer, o vilão mente e diz a Tobias que mandou espancar Felício a mando de Boanerges, complicando a vida do coronel.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor