André Santana

Nova aposta da Globo para repetir o frisson do BBB, o Estrela da Casa nem de longe alcança tal objetivo. Confuso e sem foco, o reality show musical não caiu nas graças do público e amarga baixa audiência.

Ana Clara apresentando o Estrela da Casa
Ana Clara apresentando o Estrela da Casa

Mas, além dos problemas no formato, a atração comandada por Ana Clara tem outros problemas. Um deles é o fato de seu lançamento ter sido extremamente mal planejado.

Para piorar, outros acontecimentos ajudaram a desviar a atenção do público, o que prejudicou ainda mais o desempenho do programa criado por Boninho.

Lançamento mal planejado

A Globo não foi feliz ao programar a estreia do Estrela da Casa imediatamente após os Jogos Olímpicos de Paris. Assim, enquanto os espectadores ainda acompanhavam o evento esportivo, a emissora enfiou goela abaixo os participantes da atração.

A emissora tentou repetir o Big Day, na qual passa o dia anunciando os participantes do BBB, o que causa certo frisson. Mas o Estrela Day, realizado no final da última semana das Olimpíadas, passou em brancas nuvens.

Ou seja, o Estrela da Casa foi ofuscado pelos Jogos Olímpicos. Com isso, a Globo não conseguiu despertar o interesse da audiência em sua nova atração.

Concorrência com futebol

Para piorar, a Globo também não levou em consideração que o Estrela da Casa estreou justamente no dia em que o SBT exibia a partida entre Corinthians e Red Bull Bragantino pelas oitavas de final da Conmebol Sul-Americano, em 13 de agosto.

Assim, o Estrela da Casa já estreou com baixa audiência. E a situação ficou ainda pior nesta terça-feira (20), quando o SBT exibiu o segundo duelo dos times brasileiros e garantiu a liderança na audiência.

No confronto com o futebol, o Estrela da Casa marcou tímidos 10,4 pontos no Kantar Ibope Media. Ou seja, o reality show musical ficou na vice-liderança. Foi o único programa da Globo a perder a liderança no dia.

Morte de Silvio Santos

Além destas situações que poderiam ter sido previstas, o Estrela da Casa também precisou lidar com o imprevisível. No sábado (18), o apresentador Silvio Santos faleceu, causando uma verdadeira comoção nacional.

Mais uma vez, a atenção do público voltou-se para as notícias e homenagens prestadas ao dono do SBT, o que contribuiu para que o Estrela da Casa fosse novamente ofuscado. Assim, a repercussão do reality é mínima.

É fato que o formato do programa também não o ajuda a deslanchar. Estrela da Casa fica no meio do caminho entre um reality de confinamento e um talent show musical, o que acaba não agradando nenhum público.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor