Dois anos depois, coringa do SBT segue ameaçado de nunca mais voltar
30/08/2022 às 10h15

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há dois anos, o público brasileiro sente falta de dois seriados que marcaram gerações: Chaves e Chapolin. Eternos coringas do SBT, ambos saíram do ar no mundo inteiro em agosto de 2020, para a surpresa e espanto de todos os fãs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo isso por conta de uma briga que envolve a Televisa, emissora que produziu as séries e detém os direitos da mesma para a TV, e o Grupo Chespirito, que cuida de todo o espólio deixado por Roberto Gómez Bolaños e dos direitos intelectuais da obra – personagens e roteiros.
Sem acordo, sem seriados
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, exigiu que o valor que a emissora mexicana pagava ao grupo tivesse um aumento, pedido negado pela Televisa. O acordo não aconteceu e os programas saíram do ar em todo o mundo.
Chaves e Chapolin chegaram ao SBT em meados dos anos 1980 e se tornaram verdadeiros fenômenos de audiência, além de coringas na emissora de Silvio Santos. Muitas gerações cresceram assistindo e se divertindo com o universo criado por Roberto Gómez Bolaños.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O público busca informações sobre quando as séries vão voltar ao ar, mas até agora nada de concreto aconteceu. Em 2021, Fernández disse que desejava a volta dos programas, mas que não havia nada decidido sobre.
“Espero que voltem logo. Certas circunstâncias precisam ser resolvidas. Mas minha família e eu estamos vendo isso. Temos certeza de que, em breve, ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ voltarão às telinhas”, revelou em entrevista ao IGN Brasil.
A busca pelos episódios retidos
Muitos fãs postam no YouTube episódios completos das duas séries, para que o público mate a saudade. No entanto, a maioria dos vídeos são deletados e tirados da plataforma, o que prova que nada pode ficar no ar.
Sites de venda comercializam DVDs dos seriados, incluindo temporada completas, para que os admiradores da obra de Chespirito possam assistir e guardar. Mesmo com todo o conteúdo indisponível, o canal A Vila do Chaves e a página Fórum Chaves seguem mantendo a memória dos dois seriados cada vez mais viva.
Por sua vez, os fãs buscam ali novidades e curiosidades das duas séries que marcaram a vida de milhões de brasileiros.