Dívidas e problemas de saúde: como foi o fim da vida de astro do Chaves

Todos os personagens do seriado Chaves são queridos e lembrados até hoje por um público cativo e fã da atração criada por Roberto Gómez Bolaños. Rubén Aguirre deu vida ao Professor Girafales, que educava todas as crianças da vila e era apaixonado por Dona Florinda (Florinda Meza).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de se tornar mundialmente famoso por seu personagem, Rubén fez de tudo e mais um pouco: ventríloquo, locutor de rádio, toureiro e diretor de televisão. Em meados dos anos 1960, ele acumulava duas funções na emissora – subgerente de produção e ator, atuando ao lado de Chespirito. Como não podia ocupar os dois cargos, Aguirre deixou de lado a carreira de executivo para viver na arte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tá, tá, tá, tá, tá!”

Ele esteve presente em vários programas como El Cidadano Gómez, Los Super Genios de la Mesa Cuadrada – onde o Professor Girafales foi criado – Chapolin Colorado e Chaves, que levou Rubén Aguirre a ser conhecido mundialmente por conta de seu mais famoso personagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O ator ficou até o fim das atrações que Chespirito criou, permanecendo no ar até 1995. Com o término dos programas, Rubén ficou à frente do El Circo del Professor Girafales, que foi criado em meados dos anos 1970. Mesmo longe da TV, o tipo nunca foi esquecido por conta das reprises exibidas no Brasil e no mundo. Em 2012, ele se despediu do picadeiro.

Acidentes e problemas de saúde

Ao longo dos anos, Aguirre foi sofrendo com a deterioração da saúde. Na década de 2000, por conta de um problema na perna, ele teve que fazer uso de um medicamento que implicou no ganho de peso, tornando-se obeso. Em 2007, o ator acabou sofrendo um grave acidente automobilístico, que o deixou com dificuldades de mobilidade.

Rubén Aguirre sentiu muito a morte de seu amigo Roberto Gómez Bolaños. Em uma entrevista, ele revelou como foi o seu último contato com o comediante.

“Roberto, se existe alguma coisa que eu possa fazer por ti, diga-me”, perguntou.

“Você já está fazendo ao me ligar!”, disse Bolaños.

Quem irá me defender?

Após isso, a saúde de Rubén foi ficando cada vez mais debilitada. As internações no hospital eram corriqueiras. Em 2015, ele pediu ajuda nas redes sociais, pois estava endividado por conta dos gastos com o hospital.

“Que essa carta sirva para mostrar a responsabilidade da Associação Nacional de Atores pelo detrimento da minha saúde e da minha esposa, e as consequências de desatenção. Apelo, uma vez mais, à consciência de algum defensor social que me apoie em minha luta para fazer valer esse direito básico”, desabafou.

A carta deu resultado e a associação pagou todos os gastos do comediante. Mas, em 17 de junho de 2016, dois dias depois de completar 82 anos, Aguirre morreu por complicações de uma pneumonia.

Em março de 2016, Franco Danilo visitou Rubén Aguirre, que deixou um último recado aos fãs brasileiros:

“A todos os meus amigos do Brasil, não encontro uma maneira de corresponder todo o carinho que vocês têm a todos os personagens do ‘Chaves’. A todos vocês, um abraço e um beijo de um coração que bate e que vive agradecendo todas as mostras de carinho do povo brasileiro”.

Sair da versão mobile