Dívida milionária pode obrigar CNN a mudar de nome no Brasil

William Waack

William Waack (Reprodução / CNN)

A situação da sucursal brasileira da gigante internacional de notícias não está fácil. Embora seja um sucesso mundial, no Brasil, uma série de decisões e ações equivocadas de administração levaram a CNN a uma grande crise de audiência e financeira.

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William Waack (Reprodução / CNN)

Com a pretensão de ser a “Número 1” entre os canais informativos, a emissora que conta com William Waack em seu portfólio iniciou um plano de investir em grandes contratações, o que, consequentemente, gerou altos custos para manter esses nomes.

O ibope não veio, o faturamento não foi o esperado e o gasto acabou sendo mais alto que os recebimentos. Como resultado, várias demissões e reformulações ocorreram, levando à saída de algumas das estrelas que haviam sido contratadas com pompas e circunstâncias.

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Como se isso não bastasse, a estação corre o risco de não poder mais utilizar o nome da marca internacional devido a uma dívida que tem um prazo curto para ser paga.

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Marca de milhões

Rubens Menin (Divulgação / CNN Brasil)

De acordo com o Natelinha, o empresário Rubens Menin, que é o proprietário da CNN no país, tem até o final deste ano para efetuar o pagamento dos royalties pelo uso da marca estrangeira.

Segundo o portal, nos próximos meses devem ser pagos 12 milhões de dólares, cerca de 60 milhões de reais, valor que precisa ser dispensado anualmente.

Este será o primeiro pagamento pelo direito de usar a marca em um contrato que prevê o licenciamento por 15 anos.

Negociações complicadas

Thais Herédia na CNN Brasil (Divulgação)

Se por um lado a CNN repatria alguns nomes, como Thais Herédia, que voltou à emissora, por outro sofre para tentar reduzir o valor para continuar utilizando a marca internacional. Segundo o NT, os americanos estariam irredutíveis e não aceitam receber menos do que a quantia já estipulada.

Essa situação se torna ainda mais complicada devido à fusão entre a CNN e o conglomerado Warner Bros Discovery, que resultou em novos executivos responsáveis pelas negociações financeiras. Portanto, qualquer conversa sobre renegociação com as franquias espalhadas pelo mundo, são realizadas por novos profissionais.

Deixando tudo ainda mais difícil no quesito audiência, no mês passado a CNN Brasil fechou em quarto lugar, conforme divulgou o NT. A rede ficou atrás da Globo News, Record News e JP News.

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