Disputa: SBT vai à Justiça para exibir programa proibido de ir ao ar

Emissora de Silvio Santos planeja retomar exibição de um grande sucesso

Whatsapp

Sucesso em praticamente todas as temporadas, o Show do Milhão está impedido de retornar à tela do SBT. A emissora briga desde 2021 na Justiça com a Sony, dona do formato do Quem Quer Ser Um Milionário? e que acusa a estação de Silvio Santos de plagiá-lo.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

A briga entre as duas existe desde 1999, quando o formato, ainda chamado de Jogo do Milhão, foi ao ar pela primeira vez. A situação piorou após a produção da última temporada, que teve Celso Portiolli no comando.

Vale dizer a suposta versão original, como alega a empresa estrangeira, está em posse da Globo desde 2017, que o produz como quadro no Domingão com Huck e também já foi cartaz do Caldeirão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que o Show do Milhão acabou?

 

Leia mais

A rede dos Abravanel, por sua vez, afirma que o formato foi criado por ela, ainda que algumas premissas entre os programas sejam parecidas. Já a Sony garante que o canal fez um “aproveitamento parasitário” da atração, utilizando de sua fórmula para criar um outro.

“Todo o conceito do programa é minuciosamente usurpado pelo SBT, desde a estrutura e a trama por trás da competição, até a aparência do programa”, diz o documento da ação divulgado pelo portal F5, da Folha de S. Paulo.

Vale destacar que no processo movido em 1999, ficou estabelecido que a emissora brasileira havia plagiado o formato. Na época, a estação havia inclusive registrado a marca Who Wants to Be a Millionaire?, nome original da versão internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SBT pode exibir o Show do Milhão?

Show do Milhão - Luciana Gimenez e Silvio Santos
Luciana Gimenez e Silvio Santos em uma edição especial do Show do Milhão

A Sony teria tentando, inclusive, impedir que o SBT levasse a cabo uma nova temporada do formato em 2021 .

A rede, por sua vez, entrou como uma liminar para que a rival não impedisse a produção e ainda acusou a empresa de estar atuando em conjunto com a Globo na prática de monopólio.

“Há indícios, senão a certeza, de que Vossas Senhorias não têm convicção de que exista usurpação e sim porque o cliente Globo exerce funesta influência nesta discussão”, teria dito um advogado da TV paulista, ainda de acordo com o F5.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Show do Milhão vai voltar?

Show do Milhão - Celso Portiolli
Celso Portiolli no Show do Milhão (divulgação/SBT)

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), porém, deu ganho de causa à Sony em duas instâncias em razão da televisão da Anhanguera ter realizado uma nova temporada da atração.

O processo atualmente corre no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que julgará ainda este ano a apelação do SBT. Até o momento, a estação não cumpriu com o prometido em 2022 de que faria uma nova temporada do programa, que foi êxito comercial e de audiência um ano antes nas noites de sextas-feiras. Porém, de acordo com o F5, o SBT teria interesse em retomar a atração.

Procurados, nem a Sony e nem a TV dos Abravanel comentaram a nota divulgada pela Folha.

Whatsapp


Leia também