R$ 10 milhões: disputa por herança de cantor teve até corpo exumado

Emílio Santiago (1946-2013) foi um dos maiores cantores do Brasil. Ele gravou inúmeras músicas de sucesso e inspirou vários artistas, como Thiaguinho, Diogo Nogueira e Alexandre Pires, entre outros. Ele faleceu aos 66 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Facebook

Santiago não tinha filhos, mas logo depois da sua morte, Aleksander Nunes surgiu, afirmando que era herdeiro do cantor. Ele entrou na disputa pela fortuna de Emílio.

A surpresa no velório

Reprodução / Facebook

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo começou na cerimônia de despedida do cantor. Aleksander compareceu ao local e disse que iria pedir um teste de DNA para comprovar que era filho dele. A família de Emílio Santiago não gostou da presença dele, o que causou um grande mal-estar.

“A recepção não foi boa. Eu e meu pai já estivemos juntos, sim. Vou fazer o [exame de] DNA. Não vou ouvir tolice de ninguém. Não estou em busca de dinheiro. Até hoje comi e vivi sem precisar de ninguém”, declarou em entrevista ao G1, em 21 de março de 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Márcio Tadeu, amigo de Santiago, contou que não conhecia Aleksander e muito menos essa história de o cantor ter um herdeiro direto.

“Fui comunicado que um rapaz tinha se apresentado como filho do Emílio. Fiquei perto dele, rezando por ele. Se é filho mesmo, que venha com fé. Ele entrou com uma ação [alegando] que era filho, que a mãe dele teve uma noite com o Emílio. Nós queremos a paz. Se ele é filho, que prove”, sentenciou.

A luta pelo reconhecimento

Reprodução / G1

Meses depois da morte do artista, Aleksander fez um teste de DNA com Hercília Santiago (foto acima), irmã do cantor. A análise apontou que havia 73% de chance de serem parentes.

Esse resultado é considerado baixo para apontar uma possível ligação familiar. A Justiça autorizou outro exame, com um material genético do próprio Santiago. O resultado do teste mostrou que havia apenas 12% de chance de serem pai e filho.

Aleksander não se deu por vencido e foi até a Justiça para pedir a exumação dos restos mortais de Emílio para um novo exame. Ele chegou a fazer uma vaquinha na Internet em 2019, a fim de angariar os 15 mil reais para que o procedimento fosse feito.

O último teste

Reprodução / Instagram

Em 2021, a Justiça deu o aval para a exumação, que ocorreu só em outubro de 2022. O resultado ainda não saiu.

“Com a divergência do primeiro teste, feito numa meia-irmã de Emílio, solicitamos ao juiz que fosse feita a exumação do corpo, possibilitando recolher material genético. O juiz autorizou. Assim, não haverá divergências e dúvidas em relação ao teste. O teste, dando positivo ou negativo, possibilitará que o inventário de Emílio Santiago dê sequência”, justificou Bruno Maher, advogado de Aleksander, ao portal UOL, em 27 de outubro de 2022.

Segundo o portal Notícias da TV, o suposto filho de Santiago passa por necessidades – ele mora na Bahia e vive do auxílio que sua mãe recebe. Além disso, Aleksander Nunes (foto acima) se recupera das sequelas de um AVC.

A herança de Emílio Santiago é milionária. De acordo com a jornalista Fabíola Reipert, ele deixou direitos autorais de várias músicas, um apartamento em Nova Iorque e outro no bairro do Leblon. O total da fortuna gira em torno de 10 milhões de reais.

Sair da versão mobile