CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recurso utilizado desde o início de Vai na Fé, os flashbacks envolvendo os protagonistas da novela das sete servem para explicar ao público como se deu a relação entre Sol (Sheron Menezzes), Ben (Samuel de Assis) e Theo (Emilio Dantas).
Jê Soares e Isacque Lopes são Sol e Ben jovens em Vai na Fé (divulgação/Globo)Além de situar o público na história que está sendo contada, os flashs do passado também servem para movimentar a própria novela, na tentativa de se livrar da famigerada “barriga”, aquele momento de um folhetim em que nada importante acontece. Não por acaso, Terra e Paixão vai pelo mesmo caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De volta ao passado
Logo no início de Vai na Fé, o público foi apresentado às “versões jovens” de Sol, Ben e Theo, vividos por Jê Soares, Isacque Lopes e Matheus Polis. As primeiras cenas destes personagens trazem detalhes sobre como Sol se tornou a “rainha do baile funk” e se envolveu com Ben.
A volta ao passado se tornou uma constante em Vai na Fé. Sempre em “pílulas”, como tramas paralelas que se passam em outro tempo, as cenas revelavam aos poucos os acontecimentos que levaram ao afastamento de Sol e Ben, e os motivos de a mocinha temer tanto Theo.
Foi por meio das versões jovens destes personagens que o espectador pôde compreender as armações de Theo, que culminaram com a separação de Ben e Sol, e como ele abusou da mocinha no passado.
Sem “barriga”
Além de situar o público, as cenas de flashback em Vai na Fé também serviram para deixar a história movimentada. Essas sequências acabaram se revelando como um artifício para que Rosane Svartman tivesse mais um trunfo para manter a temperatura da trama sempre em alta.
Afinal, estes acontecimentos poderiam ter sido apenas citados, ou então mostrados de forma mais rápida. Porém, a equipe de roteiristas optou por transformar o passado de Sol numa trama paralela, evitando assim que a história caísse no marasmo.
O recurso, que já havia sido utilizado em menor grau nas novelas anteriores da autora, se revelou acertado. E, ao que tudo indica, tem feito escola. Isso porque Walcyr Carrasco tem usado do mesmo expediente em Terra e Paixão, na faixa das nove.
Participação mais que especial
Prova disso é que a atriz Bianca Bin, chamada para apenas uma participação especial em Terra e Paixão, foi convidada para retornar aos Estúdios Globo e realizar novas cenas envolvendo Agatha. Sua personagem aparece, por enquanto, apenas em cenas de flashback, já que, teoricamente, ela está morta. Agatha é a mãe de Caio (Cauã Reymond) e grande amor de Antônio La Selva (Tony Ramos).
A volta de Bianca Bin aos estúdios mostra que Carrasco pretende investir mais na história da personagem. Em breve, será mostrado na novela o envolvimento de Agatha com Gentil (Flavio Bauraqui). O ator Felipe Oládélè foi escalado para interpretá-lo na fase jovem.
As cenas do passado em Terra e Paixão devem servir para explicar ao público o parentesco entre Caio e Jonatas (Paulo Lessa), já que este último também é filho de Agatha. E mais: pode mostrar o que de fato aconteceu com a jovem, já que todos descobrirão que o caixão da esposa de Antônio está vazio.