O SBT vive uma crise sem precedentes. A audiência caiu consideravelmente nos últimos anos, fazendo o canal perder fôlego na disputa pela vice-liderança. E, curiosamente, a estação parece conformada com o atual cenário, já que não se vê qualquer tentativa de reação.

Programa Silvio Santos
Reprodução / SBT

Mas José Roberto Maciel, presidente da emissora, vem tentando driblar tamanha inércia. O profissional tem tomado à frente e cobrado novidades dos diretores da rede, que, normalmente, ficam à espera das ordens de Silvio Santos.

Vamos trabalhar!

José Roberto Maciel
Gabriel Cardoso / SBT

De acordo com Flavio Ricco, em sua coluna no R7, Maciel tem tomado as rédeas do SBT. O presidente estaria fazendo uma forte cobrança em cima dos diretores do canal, solicitando novos projetos.

Segundo Ricco, Maciel tem reforçado que a obrigação dos profissionais é sempre buscar novidades, independentemente dos pedidos do dono Silvio Santos. Todos devem fazer sua parte para que a estação esteja sempre em constante movimento.

Ou seja, a presidência do SBT pretende fazer com que a emissora alcance certa autonomia e não fique sempre dependente do proprietário. Afinal, os trabalhos estão estacionados há anos, desde que Silvio passou a ser figura menos presente na rede, em razão da pandemia. Isso colaborou para que a crise alcançasse tamanha proporção.

Sem fôlego

Casos de Família - Christina Rocha
Reprodução / SBT

O SBT perdeu bastante terreno nos últimos anos. O canal viu seu público encolher em todos os horários e não fez grandes movimentações para driblar a crise. Até mesmo programas que garantiam resultados, como as novelas infantis, viram seus índices desabarem.

Para piorar, a estação vinha trabalhando com o freio de mão puxado. E parece ter dificuldades em reformular a grade… Um exemplo disso é o que aconteceu com o Casos de Família, que registra péssimos índices há anos. O SBT chegou a anunciar o fim da atração de Christina Rocha, mas depois voltou atrás.

A falta de novidades também é uma constante. Há anos, a emissora não lança um novo programa. No ano passado, o SBT ficou dependente de novelas ultra reprisadas no início da tarde e de enlatados de gosto duvidoso adquiridos pelo próprio Silvio Santos, como Crimes de Paixão e Decisões do Dia.

Luz no fim do túnel

A Infância de Romeu e Julieta - João Baldasserini, Juliana Scalch e Vittória Seixas
Lourival Ribeiro / SBT

Em 2023, a rede ainda não fez grandes movimentações, mas ao menos demonstra planos promissores. O acordo com a Prime Video, por exemplo, deve injetar investimentos na sua dramaturgia, e A Infância de Romeu e Julieta pode se tornar um bom produto, capaz de recuperar a audiência perdida por Poliana Moça.

Além disso, a parceria com o streaming abriu caminho para a troca de conteúdos. Um exemplo disso é a exibição de Jack Ryan nas noites de sábado. Há quanto tempo o canal não exibia uma boa série em sua programação?

O SBT também fechou um novo pacote com a Warner Bros. Discovery, garantindo mais conteúdo para a programação. Por meio deste novo acordo, a sitcom Um Maluco no Pedaço voltou à grade e já se tornou o programa mais visto dos sábados do canal. Novos desenhos também estrearam no Sábado Animado, último “sopro” de programa infantil na estação.

E mais: há planos para retomar a produção do Programa Livre, um clássico da emissora. Nos bastidores, também corre a informação de que há o interesse na contratação de Ana Furtado. A vontade de fazer bons programas, como o Programa Livre, ou de investir em novos nomes, como Ana, já demonstram alguma intenção de sair da inércia. Que bom!

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor